mademoiselles e messieurs

quinta-feira, 31 de março de 2011

Um escorpião me picou!!!




O escorpião aproximou-se do sapo que estava à beira do rio. Como não sabia nadar, pediu uma carona para chegar à outra margem.
Desconfiado, o sapo respondeu: "Ora, escorpião, só se eu fosse tolo demais! Você é traiçoeiro, vai me picar, soltar o seu veneno e eu vou morrer."
Mesmo assim o escorpião insistiu, com o argumento lógico de que se picasse o sapo ambos morreriam. Com promessas de que poderia ficar tranquilo, o sapo cedeu, acomodou o escorpião em suas costas e começou a nadar.
Ao fim da travessia, o escorpião cravou o seu ferrão mortal no sapo e saltou ileso em terra firme.
Atingido pelo veneno e já começando a afundar, o sapo desesperado quis saber o porquê de tamanha crueldade. E o escorpião respondeu friamente:
- Porque essa é a minha natureza!

Vez por outra, na vida, nos deparamos com "gente-escorpião"....



sexta-feira, 25 de março de 2011

O que é um menino?


Outro dia, encontrei esse texto e enquanto lia, as lágrimas insistiam em cegar-me os olhos, hoje, me deparei com ele de novo, a emoção foi a mesma, e resolvi  postá-lo aqui,  afinal, que mal há em se permitir, em se emocionar(???).



"Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade há uma deliciosa criatura chamada menino. Embora se apresentem em tamanhos, pesos e cores sortidos, todos os meninos tem o mesmo
credo:  aproveitar cada segundo de cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente - o barulho é sua única arma - quando seu último minuto é decretado e os adultos o empacotam e metem na cama.

Meninos são encontrados em todas as partes: em cima de, embaixo de, subindo em, balançando-se no,
correndo em volta de, pulando para. As mães os adoram, as meninas os odeiam, irmãos e irmãs mais velhos os suportam, adultos os ignoram, o céu os protege. Um menino é a Verdade com o rosto sujo, a Beleza com um corte no dedo, a Sabedoria com um chiclete no cabelo, a Esperança do futuro com uma rã no bolso.


Quando você está ocupado, um menino é uma conversa fiada, intrometido e amolante. Quando você
deseja que ele cause boa impressão, seu cérebro vira geléia, ou ele se transforma em uma criatura sádica e selvagem empenhada em desmontar o mundo ao seu redor.


Um menino é um híbrido:  o apetite de um cavalo, a disposição de um engole-espadas, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Júlio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão.


Gosta de sorvete, de canivete, serrote, pedaços de pau, água (no seu habitat natural), bichos grandes, Papai, sábados, domingos e feriados, mangueiras de água. Não é partidário do catecismo, escolas, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, meninas, agasalhos, adultos e hora de dormir. Ninguém se levanta tão cedo, nem chega tão tarde para o  jantar. Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos. Ninguém é capaz de meter num único bolso um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco de matéria plástica, duas pastilhas de chiclete, três notas de um Real, um estilingue e um fragmento de "substância ignorada".


Um menino é uma criatura mágica: você pode mantê-lo fora de seu escritório, mas não pode expulsá-lo de seu coração. Pode pô-lo para fora da sala de visitas mas não pode tirá-lo de sua mente. Queira ou não, ele é o seu captor, seu carcereiro, seu dono, seu patrão, um cara sarapintado, um nanico, um mata-gatos, um pacote de encrenca. Mas quando à noite você chega em casa, com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ele possui a magia de soldá-los em um segundo, pronunciando duas palavras somente: "Oi Papai" ".


(Texto "O que é um menino?", de Alan Beck).




Beijos e um ótimo final de semana.


terça-feira, 22 de março de 2011

Aconteceu comigo. A culpa é de quem ? Do computador, minha senhora.





ATENÇÃO:


"SE VOCÊ CONSEGUIR LER ESSE POST ATÉ O FINAL, PARABÉNS, VOCÊ ACABA DE ENTRAR NO MEU TESTAMENTO."







Por favor, não subestime a minha inteligência, nem me faça perder a infinita paciência com a qual fui
abençoada. Daí que uma resposta imbecil e cínica tem o dom de  me tirar do sério. Há uns três meses, aconteceu algo comigo, que desencadeou uma série de reações e sentimentos diversos dentro de mim. Por que só estou comentando agora?.Pra ser sincera já tinha rabiscado alguma coisa (detalhe: data do post), mas só agora digeri tudo  e, como ocorre nessas situações, eu só consigo falar, me abrir, depois que encontro uma forma saudável de lidar com os fatos,  quase sempre recorro ao meu humor peculiar, é ele que me socorre. Coisa de doido? Sim!!!!!!!



 Mas vamos aos fatos. Era uma manhã chuvosa,  de janeiro, quando fui ao colégio onde meus filhos estudavam (e estudam até hoje),  para saber se eles haviam passado na recuperação (pra quem ainda não sabe, eles passaram!!!) e para providenciar as matrículas. Primeiro, deixa eu esclarecer, detesto pedir o que quer que seja a qualquer pessoa. É orgulho? Não, é vergonha mesmo. Porém, entra ano e sai ano,  a  agonia se repete, tenho que falar com um tiozinho para ele autorizar a redução no valor das mensalidades , é um abatimento de R$ 100,00 que eu tenho direito , por serem dois filhos . Sei que é um direito meu, então, alguém me explica, por qual motivo eu sempre tenho a impressão de que estou pedindo esmola. Melhor resposta: Porque apesar de  merecer tratamento "vip", lá,  na tal escola, eles só conhecem o "tratamento vil', de vilipêndio.Isso faz sentido, a começar pelo " homem do desconto", que é um nojo em carne e pescoço, arrogante ,prepotente , e  eu sempre acho que tenho que pedir perdão por estar  dirigindo a palavra a tal entidade. Como sempre, fui super mal tratada, mas já que estava lá o melhor era apanhar sem chorar, aguentar e resolver logo o problema. Santa ingenuidade,  dessa criatura, pois, o pior ainda estava por vir e veio , eis ,que o tiozinho do cão, ao acessar o computador me jogou na cara que as matrículas não poderiam ser feitas, por eu me encontrar em  inadimplência, no mês de abril de 2010. Só não cai da cadeira por obra da divina providência, em compensação, devo ter ficado de todas as cores:  rosa de vergonha,  azul de " passada",  amarela de susto e finalmente vermelha de raiva. Pensem no susto, fiquei arrasada. Agora,  imaginem, a cara de satisfação,  quase demoníaca, eu diria,, desse homem,  por um momento pensei ter visto um tridente na mão dele, ele parecia estribuchar (perdoem -me os jumentos pela infeliz comparação), regozijar,com aquela situação, não sei se tudo  não passou de  ilusão de óptica, ainda, tenho dúvidas,pois, ele parecia possuído. Certamente, estava em êxtase diante da iminência de humilhar mais um ser humano.


Continuei olhando para  aquela cara macerada, incrédula  e constrangida, que   nem percebi quando a menina da matrícula entrou na sala , só notei a presença dela, ao sentii um movimento brusco arrancando os papéis que estavam na  minha mão (era ela, sem pedir licença),  depois,notei que ela tinha tascado  um carimbo vermelho vetando as matrículas. Pronto, eles conseguiram, minha paciência foi para o quinto dos infernos, mesmo assim, fervendo por dentro e pedindo pra Jesus intervir na causa, argumentei mais uma vez que não estava devendo p&##$ nenhuma  e que aquela m _#_@ de colégio era pago religiosamente em dia  (é lógico que não chamei palavrão nenhum , vontade é que não me faltou).Em vão, gastei saliva, cansei minha língua, não tinha jeito ,estava ali no computador e computador não erra, hum.... tá bom!!! Eu devia e pronto. Só tinha uma alternativa, ou pagava ou  ia presa, mentirinha (no Brasil ninguém vai preso por esse tipo de dívida). Mas a situação era tão ruim quanto  ir pra cadeia (???),  ou , eu achava os recibos  e os enfiava na "c a r a " dessa figura ,ou, tava lascada e teria que pagar tudo de novo (com multa e juros, desde Abril).

Aperreada, eu pensei, só Santa Teresinha na causa , não é suficiente, juntei  uma legião de santos que conhecia , coloquei a turma pra trabalhar, implorando por um milagre:" Meus Santinhos, façam com que esse computador sofra uma pane e exploda  para todo o sempre,  apagando o meu nome, o meu endereço e principalmente essa dívida. Amém." Enquanto, eu e os meus santos conversávamos por telepatia, ou seria sinestesia?(foco, minha filha), fui  vilipendiada, fui tratada com grosseria  e quando percebi  que o "computador e o tiozinho" estavam mesmo era  a fim de me sacanear,  fui pra casa procurar os tais recibos. Passei a tarde mexendo em papéis e era um espirro atrás  do outro, quem tem rinite sabe como o nariz fica quando se mexe em caixas e papéis empoeirados, aí que encontrei tudo.....o que não estava procurando e nada dos recibos.Á essa altura, já estava chorarando de raiva , de cansaço e  estava  quase desistindo de procurar, quando  lembro da minha Santinha de novo, aquela que nunca me desampara  e não é que os carnês aparecem na minha frente, assim, num passe de mágica (???).Eu sei que uns irão dizer que não achei antes porque estava nervosa, já outros, irão concordar que houve a intervenção divina ,  o que importa  é que eu acredito nisso (na intervenção da minha Santa) e que achei os benditos recibos,bonitinhos e quitadinhos .


Fumando numa quenga, de tanta indignação, porém,aliviada ,voltei ao Colégio (8- 1) de Setembro, para desfazer o engano e esfregar os  carnês na fuça do tal diretor. Acabei não fazendo isso não, fui atrás de um dos donos da "maloca", pois, o tiozinho já havia cansado a minha beleza e confesso que tenho ânsias de vômito quando preciso lidar com gente desse tipo. Assim, o filho do dono do colégio,  foi quem me recebeu e ao ver os papéis que eu trouxera, ele parecia um abestado,  analisou por muito tempo a prova da minha inocência , sem dizer uma palavra. Eu, já  com a paciência no grau zero, tentei  esclarecer a situação,  o rapaz  abobalhado, mantinha os olhos ora na tela do computador que piscava mostrando-lhe  a dívida, o crime, ora , nos carnês quitados.Ô canseira, tenho preguiça com esse tipo de coisa, detesto que me façam perder tempo, finalmente, o homem  de pouco cabelo (eufemismo), olha  para mim e diz: "Minha senhora, me desculpe mas o computador errou." Juro que nessa hora, senti vontade de chamar a Raquel, minha irmã gêmea, ou melhor dizendo, o meu lado mau,  para  que ela falasse umas poucas e boas para aquele careca respirei fundo, me contive e fiz apenas uma observação óbvia :"O computador uma ova, meu senhor ,quem errou foi a pessoa que o estava manuseando e que eu não sei porque cargas d água , mas eu hei de descobrir, resolveu infernizar a minha vida. É uma saída fácil e cretina colocar a culpa numa máquina por um erro grosseiro que me causou tanto constrangimento". Deixei o diretor lá, com cara de p*t@ ruim!!!

É verdade, que eu poderia ter resolvido essa querela, de outro modo, mas sou o tipo de gente que procurar contemporizar, uma pacificadora radical. Sou  advogada por vocação e como tal, conheço os meus direitos e ,quando é  preciso eu brigo, eu luto, pra impedir que o direito meu ou de outrem seja lesado, maculado. Mas sempre que posso opto pelo diálogo , pelo acordo entre as partes, por mais que a parte contrária se julgue em situação mais favorável e com isso intimide , cometa excessos, ainda assim, acho que um acordo , até mesmo um acordo ruim,é melhor, do que levar um conflito ás últimas consequencias, aos tribunais. Se fiquei satisfeita com o rumo dessa história? Claro que não, como disse, demorei para  engolir tudo isso, mas escrever sobre o que aconteceu, ajuda  muito.Rir, mesmo que nas situações mais adversas, é um ótimo remédio, também.Por outro lado, fiquei feliz por descobrir que sou uma pessoa cuidadosa, temerosa e que por isso guarda todos os pagamentos e extratos ,para futuras confrontações.  Portanto,VAMOS GUARDAR ESSA PAPELADA , meu povo!!! Fiquei orgulhosa com a minha atitude, não me calei, não me dobrei, mostrei que eu estava com a razão e deixei os prepotentes mudos por alguns instantes, pelo menos até encontrarem a próxima vítima

Lamento, que um  colégio tido como  um dos mais tradicionais  de Fortaleza, um  lugar onde os meus filhos estudam desde pequenos, uma escola com tanta história , seja tão despreparado para lidar com o seu público-alvo.  Infelizmente, a cada ano  que passa acumulo mais  decepções , o que reforça o desejo de que os meninos mudem de colégio. Pra eles que estudam nesse lugar, há tantos anos , é uma mudança que não querem fazer, por conta dos amigos, por isso, continuam por lá, até quando????.Não sei.. Respeito a decisão deles mas não acredito mais nessa  "empresa".  Não se educa uma criança, um adolescente, um jovem, num local onde falta o básico, que é o respeito pelo ser humano. E NÃO ME VENHAM DIZER QUE A CULPA É DA MÁQUINA, PORQUE ESSE  TIPO DE DESCULPA EU NÃO ENGULO!!!!!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Photographia : gente como a gente...





Espelho Maternal!!!






Eu juro que estava bem quietinha no meu canto, apenas, lendo e observando as reportagens sobre o grande evento ocorrido nos  últimos dias, que foi a visita do presidente dos Estados Unidos da Ámérica, Barack Obama, às terras tupiniquins. De repente, me deparo com essa imagem aí de cima, me mordi toda, relutei, mas não teve jeito e me vi forçada a postá-la aqui. Reconhecem a pessoa com o menino no colo? Sim ou Não? Na dúvida, vou fazer as apresentações, afinal, ninguém é obrigado a conhecer a apresentadora global, Angélica, não é mesmo?  Restaram dúvidas? Então, lá vai, ela é esposa do Luciano Huck (????). Outra tentativa: Ela tem uma famosa "pinta" marrom na coxa (?????). Ai, ai, mas isso tá ficando muito difícil, a última pista: " Vou de táxi. Cê sabe, tava morrendo de saudades. Mas não lembro. Do teu nome...". Chega, essa doeu, é sofrível demais!!!  Então, melhorou???. Querem saber? Esqueçam e reparem apenas na imagem, perceberam algo em comum entre ela e nossotras? Ah, gente,  vamos nos esforçar, estou falando do nosso  bom e velho "instinto maternal". Sim, porque só sendo mãe pra protagonizar uma cena como essa: CATAR A CABEÇA DO FILHO, EM PLENO DISCURSO DO PRESIDENTE BARACK OBAMA. Toda mãe, uma vez na vida já passou por isso, ou vão me dizer que os  anjinhos de vocês, nunca chegaram em casa com as cabeças infestadas desses bichinhos asquerosos???. Que atire a primeira lata ou vidro de  "mata piolho",  a mãe, que nunca aproveitou uma oportunidade como essa: o seu "pimpolho " com a cabeça cheia de piolho,  ali, dando sopa, bem quietinho, sentadinho no seu colo e você ávida,  com taquicardia, as mãos coçando, a boca salivando e os dedinhos prontos pra dar um fim naquelas lêndeas  e piolhos que desafiadoramente lotearam a cabeça do seu filho?  Angélica, se preocupe não, eu já passei por isso e sei como é,  e quanto ao Obama, ele é pai, tem duas filhas e já deve ter visto a Michele  nesse papel,  de exterminadora de piolhos, portanto,vai compreender a sua total falta de atenção para com  o  discurso dele.Relaxa, sua causa é nobre!. Agora, por favor, mata a minha curiosidade e me responde: Quantos piolhos você achou  na cabeça do loirinho????????????

A brincadeira, é só pra mostrar que independente do que somos, de que atividades profissionais desempenhamos ,no dia-a-dia, como mães , temos  muito mais em comum do que supõe a nossa vã filosofia. É  o que eu digo sempre, é tudo gente como a gente.



Beijos e até breve, porque agora vou ao banco e depois vou levar os meus "piolhos", digo, pimpolhos, ao oculista, pra revisão anual. Volto pra visitar vocês.

domingo, 20 de março de 2011

É um blog. É só um blog, apenas um blog!!!!!!!???



Outro dia, fazendo uma visitinha aos blogs, li algo, que me inquietou um pouco....mexeu comigo, me causou espanto.. hum, eu pensei, o que essa criatura quis dizer com isso??? A dona do blog, no caso, no alto de sua sabedoria, alertava os seus " incautos seguidores" (e aí, eu me incluo),  sobre os perigos de um determinado tipo de gente: "a de voz macia, meiga, calculada, a que nunca olha no olho e que faz tipo de "coitada". Desconfie desse tipo de gente. Como assim? Hum... continuei a matutar, saí do blog dela, retornei, reli aquilo, e comecei a divagar , para  depois concluir:: UÊpa, um, dois , três,.... (desculpe-me , essa é a letra da música 'Maria" ,do Ricky Martin, mas isso já é um outro assunto). O meu grito foi de susto, porque eu me vi na descrição da blogueira: eu tenho a voz macia, meiga e normalmente, penso no que vou falar. Isso me torna uma pessoa calculista? Não tenho o hábito de encarar as pessoas. Isso me faz uma pessoa fria, dissimulada ? Ás vezes me faço de vítima, dramatizo um pouco, que nem criança quando quer atenção. Posso ser considerada uma pessoa perigosa? Não sou confiável? Claro, que ela tem o direito de falar e pensar o que quiser e eu respeito isso, o perigo está , quando ela torna essas ideias pré-concebidas em verdades absolutas e dissemina isso por aí, ela peca ao generalizar, ela erra ao  pré- julgar, quando exerce o pré-conceito, sobre determinado tipo de pessoa. Quando você verbaliza essas ideias no seu dia-a-dia, dentro da sua casinha, do seu mundinho, isso vai ecoar nos ouvidos do seu grupo familiar, infelizmente, são seus filhos, pequenos anjos inocentes, que vão sair por aí desconfiando, hostilizando  e apontando o dedo, pra todo coleguinha que se comportar de acordo com o padrão de pessoa fria, calculista e perigosa ,disseminado por sua genitora.. "Tadinho de você, do seu filho, que tiver a voz macia, meiga, que não olhar os outros diretamente nos olhos:Você estará  en-cren-ca-do !!! Ou como diz meu  filho, que também se encaixa no perfil acima descrito: Você estará ferrado!!! No fim, dá tudo no mesmo e  , o certo é que tanto eu,  quanto minha cria, estamos fora dos padrões de normalidade, segundo, a blogueira. Na visão dela  o certo, o aceitável socialmente, é ter a voz  estridente, autoritária, arrogante, é encarar as pessoas nos olhos, medindo-a, desafiando-a. É a conclusão que chego.Oportuno, seria que alguém, que lê o 'Mademoiselle,  (e eu sei que se  levar em consideração o número de acesso, muita gente passa por esse bloguinho, mesmo que não comente), perguntasse: E de onde essa pessoa tirou a ideia de que alguém  com essas características é um sociopata, alguém com quem se deva tomar cuidado, em quem não se deve confiar? Respondo: A própria blogueira, faz questão de salientar que aprendeu a tal lição com sua mãe. Entenderam agora a minha preocupação? Perceberam como é grande a nossa responsabilidade como mãe e educadora das nossas crianças? E o quanto de forma consciente ou não, podemos repassar para os nossos filhos, ideias arcaicas, velhos preconceitos, discriminação, intolerância ,para com tudo aquilo que não é tido como "normal".Será que uma pessoa de fala macia, mansa, meiga, que não consegue mirar a outra pessoa diretamente nos olhos, não é apenas uma pessoa tímida? Eu , baseada na minha própria existência e experiência, culpo(?) a minha timidez por ser assim e não vejo em mim, ou, nas minhas atitudes, qualquer sinal de frieza, cálculo e periculosidade. Serei eu, uma "louca mansa"? Aparência? É só uma questão de aparentar superficialidade, não é a essência. Por acaso, é certo julgar um livro pela capa? Quantas chances se costuma dar para as pessoas que não estão dentro desse  nosso padrão de "normalidade"? Por que costumamos ser tão impiedosos com os outros e os julgamos sem se sequer tentar entendê-los? O que é o correto , o que é  o normal?. Me acode, Freud(???). Será que tudo não é uma questão de ponto de vista? Quantas perguntas não é mesmo? E eu só tenho que agradecer a essa blogueira, mestre em escrever "pérolas", porque na sua ingenuidade ou seria mediocridade? Ela me cutuca, ela me assusta com seus comentários e impressões, e isso me leva a questionamentos, reflexões, aí eu divago... como estou fazendo agora. E chego, aonde eu quero, que é sobre o papel , a função de se ter um blog, a responsabilidade de quem tem um blog é das mais delicadas , é muito maior do que se pensa, pelo menos pra mim , é imensa. Ressalto, de novo, que há de se  ter muito cuidado , porque o perigo não está em você colocar suas fotos e de sua família, mostrar sua casa, a forma como você vive, o que eu considero perigoso é o ato de expor nossas ideias aqui, nesse lugar,  perigo está no exercício de escrever o que você pensa, o que você acha sobre determinados assuntos. É por isso que eu sempre tenho muita cautela com o que eu falo e escrevo, seja em que lugar for ou em que situação.Como advogada, tenho ideias e ideais, até ingênuos demais,reconheço, é que eu trabalho com um público extremamente carente e quero resolver os problemas de todo mundo que me procura. Eu sonho, utopicamente, com a paz social,  a diminuição das diferenças sociais e sofro quando não consigo dirimir litígios, quando não logro o apaziguamento entre as pessoas. Como mãe tento ser a mais aberta possível e procuro criar um ambiente para que meus filhos cresçam de forma  feliz e independente, sem pré-conceitos, pré-julgamentos e  sem fazer diferenças, o que é muito difícil, porque tenho um casal, então, me policio muito para não repassar aquela "velha e mofada" ideia, de que menino pode tudo e a menina, ah, a menina é frágil, princesinha....fugo, desses estereótipos. Quanto a essa minha atividade mais recente, de blogueira, eu procuro ser o mais transparente possível, geralmente, escrevo por intuição, eu nunca planejo o que vou escrever, eu, simplesmente, ligo meu notebook, acesso o "Mademoiselle" e me permito.....mas isso não significa que eu não pondere, que não escolha as palavras apropriadas. ESCREVER , torno a dizer, é um exercício por vezes  perigoso, onde , mesmo que de forma subliminar , deixo  impressões muito íntimas sobre mim e o que é pior , ainda corro o risco de passar uma imagem errada do que sou. Por outro lado, detesto qualquer tipo de censura , de repressão, e não serei eu, a exercer a auto-censura, prezo pela verdade, pela sinceridade absoluta, sempre. Se estou triste, não vou fingir uma alegria ilusória,falsa, se passo por dificuldades financeiras, problemas de saúde, não vou fingir que tudo está ás mil maravilhas. Esse lugarzinho aqui, é antes de tudo um diário virtual, onde exponho ideias, pensamenos por mais desconexos que eles possam ser,  mas de forma responsável e também tem o intuito ou será muito pretensioso, falar que esse é um "manuscrito" para que no futuro, se algo me acontecer, meus filhos que ainda são tão jovens, tenham uma referência de como eu era, como pensava, no que acreditava e como eu amava as palavras. Sou encantada pelo verbo, sou a escrita e não a fala. Daí, uma coisa no blog que eu não simpatizo, é essa denominação de "seguidores", se pudesse trocaria por "leitores", que soa muito mais bonito e sem  a pretensão que a primeira palavra carrega."Seguidores" ,  me faz pensar imediatamente em "seita", em verdade absoluta, em normalidade, em caretice e eu sou por natureza,  trangressora, controversa, uma rebelde sem causa. Será que é possível uma "Tímida-rebelde"? Ou estou fora do padrão comportamental, tido como normalllll??/.Acho que tudo é possível não é mesmo? Tudo é permitido, desde que você  preze o princípio básico, que é respeitar o "próximo",respeite o outro, aceite o outro tal como ele é.  Não tente podar ninguém, julgar, ninguém é obrigado a compartilhar esse seu mundinho cheio de ideias pré-concebidas, dê chance ao diferente, ao novo, por mais assustador que isso possa parecer. Vamos praticar e ensinar às nossas crianças,  a  arte da tolerância, de aceitar as diferenças. Eu me permito e você??? . Pra descontrair um pouco, abaixo, seguem algumas fotos da viagem que fiz pra visitar minha abuela, minha vózinha, que por sinal está ótima, a danadinha andou até engordando um pouco. Obrigada , meu DEUS e á todos que me deixaram palavras de carinho, numa época tão difícil da minha vida.


Todas as fotos foram tiradas na loja "encantada" do meu velho (pai), o cara que eu mais amo no mundo e que adora esse mundinho dele , cheio de tecidos e cores.


kkkkk essa é pra rir de mim!!!  Mas queria mostrar o mundo em que o meu pai vive, a loja passa de geração em geração, agora é a vez da minha irmã caçula. O piso é de cimento queimado e o atendimento é de primeira, meu pai é uma figuraça. ..




Só percebi agora, que todas as fotos foram tiradas do lado onde meu pai expõe os tecidos lisos, do outro lado é onde ficam as estampas maravilhosas....É uma loja popular mas que atende á todo tipo de pessoa, pois, possui desde o tecido mais fino ao mais rústico.

Relevem, meu povo!!!!



Todos os dias que passei na terrinha me deparei com essa cerração e um frio de congelar, inacreditável para o nordeste do Brasil. É aquela velha história, nem tudo que parece é. 

mais  cerração
Sob um novo ângulo..


E como havia prometido á minha irmã Lili, uma foto do meu sobrinho Bob. Vivo pedindo à ela um sobrinho de verdade mas ela e o meu cunhado só pensam nesse filhote aí.



Bob Márcio
Ah, ia esquecendo de dizer que foi a última vez que essa tímida que vos escreve tirou fotografias. Repararam, como essa pessoa de voz mansa, delicadinha e meiga, é um tanto quanto estranha, porém, é confiável.

 Beijos meus.






quinta-feira, 17 de março de 2011

Esses adolescentes, os meus, os seus, os nossos....

Esqueça, todos os investimentos que você fez nos últimos anos para se manter jovem, para que a sua pele continuasse  firme e linda , como se o tempo não tivesse passado e você ainda tivesse os seus 25 anos.Dê um tempo nos "renews" da avon, nos "anti-ages", da Natura ou da Dior, e não lamente a grana que você gastou para tê-los,pois, tudo isso , não terá a mínima importância diante do imponderável: Você é mãe de um adolescente, esse ser, ora excepcional, ora cruel. E nada, nem seus creminhos, nem sua tintura de cabelo, nada mudará esse fato. Você , com todo o seu auto controle não resistirá  à mais "inocente" crítica,  que esse ser  tão amado , lhe fizer,  é impressionante ver, como a opinião dessa criatura , feita por você, tem um peso descomunal em tudo o que você faz, fala, em quem você é. Quem tem ou já teve filhos adolescentes vai concordar em gênero, número e grau com essa minha assertiva: Não existe nada mais "brochante" do que tentar engatar uma conversa com essas pessoinhas. Sabem, quando você quer mostrar que é uma mãe moderna , "cabeça feita", "cara legal" e tudo o que recebe em troca  é um olhar de reprovação, um risinho debochado de canto de boca, que na real significa: Se liga coroa, você tá sendo rídicula (?).Eles são o teu melhor e o teu pior, teu espelho e teu reflexo, ninguém precisa te dizer que o tempo passou, basta que você olhe para o teu adolescente pra ter  consciência disso. Feito espelho , eles refletem lá atrás, bem lá no fundo, a tua distorcida imagem juvenil, é a prova material, cabal, de que você envelheceu. Eu avisei que o papo é brochante mas não fiquemos deprimidos por conta disso,afinal, nós também já fomos assim, petulantes e arrogantes, só é difícil  agora, porque estamos do outro lado,  somos nós, no papel mais importante de nossas vidas, de pai e de mãe,dessa molecadinha.Mas nem tudo está perdido, pois, de vez em quando  nós também  damos boas risadas das coisas que eles aprontam, e até usamos de uma certa dose de "maldadezinha" para nos vingar , por exemplo, daquela amiguinha da filha (no meu caso) que insiste em te chamar de tia, mesmo sabendo que  não existe um  pingo de sangue em comum entre vocês  duas.Confesso, que de vez em quando sinto um certo prazer em  tripudiar dessa "meninada insolente" , que pensa que sabe tudo. Vocês devem está se perguntando o que me levou a divagar sobre o tema, não é? Pois, eu explico, eu tenho uma adolescente de 14 anos e vira e mexe, sou bombardeada com a seguinte pergunta: Mãe, no teu tempo já tinha isso? Sentiram o drama?  A última dela,  foi quando ela assistia um clip do Capital Inicial (???), na MTV ,e eu que estava por perto parei pra ver , infelizmente, fiz um comentário sobre como  o tempo havia sido generoso com o Dinho, vocalista da banda. Pra quê????. Meu esboço de mulher,  balança o cabelão , para um lado e para o outro e com um sorriso irônico, lasca: Mãe, de onde você conhece o Dinho? O Capital Inicial nem é do teu tempo. Na hora, fiquei indignada com aquela menininha linda, vingança, tive sede de vingança e devolvi com a mesma ironia e um pouco de malvadeza: Pois, fique sabendo mocinha, que essa banda não só é da minha geração, como eu já ouvia há milhões de anos atrás todas essas músicas que hoje você canta  e com uma vantagem, "na minha época", o Dinho , era muito mais bonito, afinal,  ele não era esse senhor de 50 e poucos anos. Carne de pescoço como ela é, afinal, quem puxa aos seus não degenera, a garotinha, até tentou argumentar mas como diz o outro: contra "os fatos não existem argumentos". Ela botou a viola no saco, digo, pegou o controle remoto e mudou de canal. É, dessa vez parece que eu venci,  bom saber, que ela tem a juventude e eu a experiência. E o Dinho que me desculpe, mas eu não ia pagar de "velhinha", só pra ele se dar bem com a minha adolescentezinha. Porém,  devo reconhecer , mesmo que contrariada, que ele talvez , seja o único maluco da minha geração , que resistiu  bem, ao tempo. Ô Dinho, me conta o seu segredo, vai!!!


                                            
                                               Dinho, O VENCEDOR!!!!!!!!!

terça-feira, 15 de março de 2011

..e por falar em realeza de verdade!!!

A LISTA: ELES TEM SANGUE REAL!!!!

Vocês devem está pensando que eu enlouqueci de vez , não é mesmo?  Falo com sinceridade, que eu não sei se é possível ficar mais louca do que eu já sou mas o fato é que entrei de cara e com "sapatinho de acrílico",nesse mundinho (fútil?) de contos de fadas, de reis , rainhas , príncipes e princesas. Então, fui pesquisar sobre o assunto, e  não é que bateu o maior complexo de inferioridade na minha pessoa, quase chorei de tanta pena que senti de mim...Minha gente, como existem nobres no mundo, santa ignorância a minha, em achar que esse tipo de pessoa só existia nas histórias da Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel, Sherek, sim, pois, até na população de sangue azul existem os ogros e  Fionas também. Sabem aqueles que estão mais  pra sapos do que pra príncipes encantados? É só dar uma olhadinha nas figuras que compoem  a realeza britânica, ô povinho ínsipido, inodoro e  incolor, minto, eles são rosadinhos. Peço que agora, relaxem, concentrem-se e por favor esqueçam em nome do que existe de mais sagrado, da nossa própria corte real: o nosso rei, Roberto Carlos, Rainha Xuxa, Rei Pelé , a Princesa Sasha e Princesa Lili,  não conhece? Apresento na hora, ela é filha do Didi Mocó(ai, que vergonha!!!!), afinal, uma corte decadente dessa, ninguém merece. Já que é pra falar de nobreza vamos manter o nível, o senso do rídiculo e os nossos olhinhos fixos no principado de Mônaco,  que é com certeza onde se encontra a realeza mais  charmosa do mundo , aí eu viajei..... De qualquer modo, acho muito digno em ir adiantando a minha defesa, no caso de vocês não gostarem desse post e começarem a torcer vossos narizinhos pra mim, relevem, ando tomando dose cavalar de Buscopan composto, pra essa cólica que insiste em me atormentar, e por isso devo andar meio chapada, será???  Isto posto, vamos dar início aos nossos trabalhos.


                                                     A REALEZA: MÔNACO


Princesa Caroline com os herdeiros: Andrea, Charlote e Pierre Casiraghi
Andrea Casiraghi
Pierre Casiraghi, o queridinho da imprensa, por conta de sua queda por festas e bebedeira.
PIERRE, o estiloso
ELE, Pierre
REALEZA BRITÂNICA, ô povo borocochô, meu Deus!!!!
Príncipe William e noiva, se não fizer um implante de cabelo rápido, o futuro rei da Inglaterra vai ficar carequinha.
Príncipe Harry, eu não disse que eles são pink
Sarah Ferguson com as filhas: Princesa Beatrice e Princesa Eugenie de York ....elas não são muito bonitinhas, não.São bem FIONAS, DIGO, FEINHAS. Acima, é a Princesa Beatrice na praia.
REALEZA SUÉCIA: Príncipe CARL PHILLIP
CARL PHILLIP, o único que possui gotas de sangue brasileiro nas veias, sua mãe. Rainha Sílvia, é nossa conterrânea.

FIM.

Ô pessoas de vida difícil viu?????????? Senhor, é pedir muito pra ter um genro assim? Mas aí, eu viajo.....

Beijos reais.

domingo, 13 de março de 2011

REI ? QUE REI SOU EU????



   E num reino encantado e imaginário, porém , bem próximo de nós, chamado Brasillis, ocorria uma grande festa, os súditos prestavam homenagens ao seu rei, Robert Charles I, nas mãos traziam rosas vermelhas, oferendas para lhe saudar. Estavam todos ali reunidos: a nobreza, os empresários, bicheiros, contraventores e o povão, verdadeiros bobos da Corte. Já surgiam os primeiros raios de sol  daquela manhã de março, quando o REI deu o ar da sua graça e adentrou na  majestosa passarela feita especialmente pra ele, a multidão em êxtase, delirantemente aplaudia e o reverenciava. Mas eis que num determinado momento, no meio de toda aquela gente ensandecida, alguém, olha atentamente em direção a Sua Majestade e grita: O REI ESTÁ NU!!!! . Fez-se um silêncio sepucral , apenas aquele grito continuava a ecoar: O REI ESTÁ NU! O REI ESTÁ NU! O REI ESTÁ NU! O REI ESTÁ NU! O REI ESTÁ NU! O REI ESTÁ NU!!!!!!!!!!!!!!!!!





Alçado ao status de Rei por muitos, endeusado por outros tantos, criticado e tido como alienado, esquisito, mercenário e decadente por alguns, aí está Vossa Majestade, Roberto Carlos:









Miserável é o povo que precisa de Reis, ídolos de barro, fabricados por multinacionais e poderosa emissora de televisão, pra dar cor e significado ao seu mundinho sem graça, à sua vida tão desimportante.  E aí você é  súdito de quem?????????????????? FAZ REVERÊNCIAS PRA QUEM????????

sexta-feira, 11 de março de 2011

Não é a She -Ra , é a mulher He- Man!




Lembram deles? Os maninhos, He-man e She-Rá, vivo dizendo aqui: recordar é viver. Eu vou contar uma coisa pra vocês, esse carnaval me rendeu algumas reflexões, nada que preste é verdade, a maioria "miolo de pote", ou seja, abobrinhas, besteira muita mas eu confesso que me diverti bastante no bloco do "eu tou sozinha". Então, lá vai mais uma das minhas divagações sem futuro, paciência comigo, minha gente, um dia eu escrevo algo produtivo pra vocês se orgulharem de mim. Já há algum tempo venho observando os corpos de algumas mulheres , tanto os das meras mortais como os das celebridades, ou aspirantes a tal , e já que era  folia momina, festa da perdição e de exibição das carnes, intensifiquei os estudos, porém,  muita calma nessa hora, a observação no caso é meramente superficial, sem qualquer outra conotação. Dito isso, o que eu percebi é como tais "esqueletos"  tem perdido cada vez mais os contornos femininos , dando lugar a um amontoado de músculos, as meninas estão se transformando em verdadeiros armários. Mais é tanto músculo, é cada lapada de braços e umas baitas de umas coxas, que se eu fosse um homem jamais entraria numa briga com elas não, pois, a coisa ia ficar feia. Dizem as más línguas que todo esse zero de gordura e pura massa muscular, não é só resultado de muita malhação não, há quem jure que tem consumo de remédios proibidos na parada, as tais bombas. Eu não sei , nunca vi, nunca tomei, portanto, não posso jurar, aliás, fujo como o diabo foge da cruz de qualquer tipo de exercício físico que eu precise ficar trancada numa academia. Acho que além de preguiçosa, eu também sou claustrofóbica, eu não consigo sequer  andar na minha bicicleta ergométrica, que tá lá , estacionada na área de serviço,enferrujando, ô coitada, afinal, onde já se viu coisa mais besta, andar de bicicleta sem sair do lugar?.Qual é a graça disso? Voltando às minhas observações, não sei se é só puxação de ferro ou se  elas fazem algo mais, a verdade é que seus corpos ficam por demais parecidos uns com os outros, parecem filhas do mesmo pai, da mesma mãe. Benção Pai, Benção Mãe.E  a voz? O que é aquela voz? É voz de traveco, de uma transex  toda trabalhada no hormônio feminino. Tampouco, sei se isso  já virou padrão de beleza. Tudo bem que o conceito de beleza é relativo, envolve diversos aspectos, inclusive culturais.  Mas que beleza existe em se masculinizar? Será que pra ser bonita precisa ter panturrilha de jogador de futebol, pescoço da grossura da cintura, corpo de estivador e voz de traveco velho? Vale tudo nesse culto insano da aparêcia, da procura do corpo perfeito?.Qual o limite a ser estabelecido nessa frenética corrida em busca da beleza? O bom senso, sempre ele, em quaisquer circunstâncias.O fato é que dependendo de que meios elas utilizem ou que remédios tomam pra se transformarem nesse padrão controverso de formosura, o que não são com certeza é exemplo de saúde, pois, o preço que o organismo cobra pra  ficar assim é muito alto, não vale a pena. Quanto a mim, já que só posso responder por minhas atitudes e escolhas,, vou escolher o meu corpinho cheio de pelanquinhas, afinal, eu sou uma ex-gordinha , não tenho bundão, pernão, barriga tanquinho mas a minha voz continua a mesma....doce e tem ate quem goste. Ó preguiça...... eu vou bem ali, me balançar naquela rede .Abaixo, segue as bagaceiras, digo, os exemplares, especialmente dedicado, áqueles que curtem, já aderiram ou que vão tomar coragem para aderir  a esse discutido padrão de beleza.


                                                         A MAROMBEIRA PRECURSORA
   Joana Prado, vulgo FEITICEIRA. Lembram dela?

Exemplo de umamulher He-man

                                                                  AS SEGUIDORAS
 
GRACYANNE BARBOSA, mulher, namorada do pagodeiro BELO (???)

                                                                 A INSPIRAÇÃO
Ronnie Colleman, fisiculturista, 8 vezes Mister Olympia (???)
Nossa, GRACYANNE, no carnaval da Mangueira
VIVIANE ARAÚJO, ex namorada,mulher, do pagodeiro BELO. Como assim???
VALESCA POPOZUDA. Quem é essa ?  É funkeira. Bagaça Total
E essa? ADRIANA BOMBOM. Ex-assistente de PAQUITA, EX- participante da FAZENDA, EX-mulher do pagodeiro Dudu Nobre (????).

A transformação de BOMBOM
A BELEZA É ALGO SUBJETIVO!!!

OUVI POR AÍ QUE:

       BELEZA NÃO SE DISCUTE,  QUEM AMA O FEIO, BONITO LHE PARECE, BELEZA NÃO PÕE MESA E TUDO ISSO É A MAIS PURA DAS VERDADES!!!!!!!!!!!! BOBO QUEM JULGA AS PESSOAS PELA APARÊNCIA.


                                                              Beijos meus.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Meu carnaval!!!






Toc.. Toc.. Toc... Alguém por aí, por alí, ou por aqui??? Será que a única alma penada por estas bandas sou eu? E aí meu povo amado, como tem sido o carnaval de vocês? Posso falar do meu?  Primeiro,quero deixar claro que por razões financeiras(estou numa fase de economizar, depois conto aqui o motivo de tanto apego ao meu suado dinheirinho), deixei de viajar para Olinda, o melhor carnaval do mundo, oh, my God, é bom demais. Como o que não tem remédio, remediado está, o meu carnaval tem sido de puro descanso,com os filhos viajando pra serra , eu estou lieralmente de pernas pro ar, só não estou levitando porque o meu pesinho não permite tal desenvoltura. E hoje, tomei uma resolução que já vinha adiando há algum tempo: perdi o medo e subi nas balanças, isso mesmo, como toda neurótica obssessiva em emagrecer, eu tenho uma balança mecânica e outra digital, e sempre acredito naquela que me oferece o menor peso mas dessa vez  as duas fizeram um complô maldito contra a minha pessoa , para a minha tristeza e ódio marcaram o mesmo peso, ganhei dois quilos. Afabe the case!!!! Nã, nã ,ni, nã, não, nem morta revelarei o meu peso... Socorro!!! Eu quero vomitar!!!! Brincadeirinha gente, na verdade eu tou muito p da vida mas é comigo mesmo, pois, a culpa de ter engordado é exclusivamente minha. Agora, eu me pergunto, e aí  Yanne, sua louca, quer voltar a ter 90 kg de novo? Respondo-me: Não, de jeito nenhum, Deus me livre.(Eu conversando comigo mesma, olhando no espelho, vestindo apenas roupas íntimas). POR FAVOR, NÃO IDEALIZEM A CENA. GRATA.Então, querida, se toca e pára de comer mer_ _, você só come porcaria. Vergonha, vergonha e mais vergonha,a minha alimentação é péssima, só como biscoitos, pizza e sanduiche, acompanhados de muito café, refrigerante ou nescau. Minha alimentação é de criança, só como bagulho, até meu iogurte é "danoninho"..Está bom assim? Não está, eu preciso mudar isso urgentemente mas como livrar-me dos maus hábitos alimentares de uma vida toda? O certo é que depois da folia carnavalesca, vou procurar pela enésima vez  uma nutricionista e dessa vez vou  criar vergonha na face e me esforçar para cumprir a dieta que ela passar. Se tiver que comer só mato, eu comerei, afinal,jumenta come é isso mesmo. Pronto, desabafei, agora vou mostrar pra vocês algumas imagens que me chamaram a atenção nesse meu carnaval preguiçoso, entediante e que no próximo ano vai ter que ser diferente!!!!!!!!! Alguém me dá hospedagem em Olinda, por favor. Beijos e aproveitem os últimos momentos de folia
                                                                   
                                                     A COMISSÃO DE FRENTE: NOTA DEZ

Não gosto muito de assistir desfile de escola de samba mas não resisti a criatividade e ousadia do carnavalesco Paulo Barros da Unidos da Tijuca.


E agora o assunto é sério, vejam bem, não é montagem, nem photoshop, é a Sandy mesmo.
                                                                     
                                                                 A FOFA

.
Eu nunca imaginei uma cena dessa,  sei lá, fiquei triste....e preocupada.. pois, acho essa menina fofa. Qual o seu próximo passo, posar pelada???Sandy, Sandy!!!!

A BELA

Gente, que cabelo é esse? Lindo demais, eu uso o mesmo xampu do qual ela é garota propaganda. Será que um dia meus pichetes ficarão assim? É ruim, heim?

A FERA

Vocês conhecem esse moço? Então, ele pagou um micão ontem, ele ia todo animado em direção da Gisele Bundchen, quando de repente.... vejam quem ele encontra

O BELO
O belo, no caso, é  Tom Brady,  o marido de Gisele, que  frustrou as "boas intenções" do Ronaldinho gaúcho e não deixou que ele se aproximasse da top de jeito maneira.
Gisa e seu leão-de chácara, digo, marido Tom ..

O GATO (hehehe)
E vejam só quem estava perdido no Rio de Janeiro?  My bad boy, Jude Law!!!

O lindo de viver chegando na Sapucaí. (Todo trabalhado na propaganda de cerveja)



e as mulheres???? ELAS TENTARAM
.... bem que tentaram: Me querer um baby teu!!!!!!!!
Mas "safo" como ele só, o gato botou ordem no galinheiro, ops, no camarote!!!! E...
no final, essa menina foi quem se deu bem!!!!!!! Aff.!.se inveja matasse....
Infelizmente, o gato já foi embora!!
Reparem,  o estilo do bofe (calça moletom). Estilo meio largado de ser mas eu pegaria, ahahaa....... Loucura!!!


E aí gostaram?????????? Pegariam? (com todo o respeito)