mademoiselles e messieurs

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ser Real x Ser Virtual

  Sou uma pessoa inquieta e questionadora por natureza, é difícil algo passar desapercebido por mim, é raro não prestar atenção ás pessoas, não ouvir o que me falam e escolher a profissão que exerço só fez aguçar esse meu jeito de ser , também não é raridade colocar esse meu cabeção de cearense pra pensar, dedico horas a essa tarefa, portanto, sou uma pensadora, antes de tudo. Nos últimos meses tenho vivenciado dúvidas, incertezas, inseguranças, questionamentos, com relação a quase tudo que me rodeia e vira e mexe me pego refletindo sobre isso aqui também, o tal do Real x Virtual. Antes  mesmo, de ter um blog pra chamar de meu, quando eu era apenas e tão somente uma assídua leitora de blogs, eu já me perguntava: E se eu tivesse um blog , será que me exporia assim? Será que eu escreveria sobre minha vida desta forma ? Será que escreveria descaradamente a verdade?. Eu revelaria quem sou ,sem pudor, sem reservas? Ou quem sabe criaria um mundo irreal, uma vidinha imaginária, rica, linda e feliz?.Quem é que iria saber que estou mentindo? Que estou falseando a minha realidade? Afinal de contas, é tudo virtual mesmo, é tudo permitido.  Não é assim não, primeiro, mentira nenhuma se mantem por muito tempo, seja no mundo real ou no virtual, a verdade sempre vem á tona e com todas as suas consequências, depois, essas duas palavras , que a princípio até  podem parecer antagônicas,  estão mais  próximas  uma da outra do que a gente imagina, ao menos para mim, já que eu não sei separar o que penso,    o que escrevo, o que sinto e dizer: isso é do mundo real e isso aqui é do meu mundinho virtual. O fato é que para se criar um blog e fazer a opção de agir  de forma cristalina e verdadeira,  ao expor sua vida, seus pensamentos e sentimentos, é preciso ter coragem e rezar muito para que do outro lado existam pessoas reais, que te respeitam mesmo que não se identifiquem com as tuas ideias, com a tua forma de viver. Quando eu era mais jovem costumava chamar esse tipo de gente de "cara legal" e você?. Ao comentar nos blogs que visito e gosto, ás vezes (como ocorreu hoje), me deparo com recadinhos não muito educados, que chego a ficar triste e chateada como se fossem escritos para mim, acho que é porque   agora eu sei como é trabalhoso criar e manter um blog e  olha que o meu, apesar de limpinho, é bem humilde.Fiquei encafifada com esse comentário,  feito   de forma grosseira mas que não deixa de ter uma verdade contida nele, a pessoa reclamava de que não havia nenhuma foto da blogueira, que tudo aquilo inclusive ela ,era uma fraude, era fake. Naturalmente, comecei a me questionar sobre o assunto , minha filha, vive me dizendo que as pessoas acessam os blogs para verem fotos e  que não gostam de ler, será? Eu adoro ler, desde pequena. leio tudo que  caí nas minhas  mãos ou que encontro no chão e ainda que goste de ver fotografias , eu prefiro ler o que as pessoas escrevem nos seus cantinhos, onde encontro textos deliciosos, com pitadas de humor, inteligentes, informativos, com dicas de viagens, de decoração, culinária, artesanato, poesia, leitura e é isso que verdadeiramente me encanta. Tudo isso é para dizer que  antes que alguém me ache uma fraude e eu me importo muito com isso, porque sou uma pessoal real e tudo que escrevo é o que penso (bom ou ruim), é o que sinto (doa a quem doer), vou me despir da burca e me apresentar fisicamente pra vocês. E depois de muito pensar, conclui que não é legal não ter noção de como é a cara da pessoa que escreve essas babaquices aqui, o problema é que  depois que me mostrar as meninas de Fortal City vão poder me dar uns tabefes quando me encontrarem pelas ruas da cidade, é o risco que corro e aceito, ainda tenho certos pudores mas aviso que em breve vou jogar a burca fora. Agora, preciso voltar ao batente, meu recreio acabou, estou estudando Ciências com a filha que ficou de recuperação e a menina só estuda comigo grudada nela. Eu vou ali  cair de boca na mitocôndria, nos ribossomos, no complexo de golgi mas eu volto sem a burca.

7 comentários:

  1. Yanne, vim retribuir a visita. Olha gostei do que você falou, quando criei o blog, que é para falar de livro e sempre será, não achei necessidade de colocar uma foto minha. Lá os livros é o que importa, mesmo quando eu falo alguma coisa de mim, mas... agora já estou pensando em colocar uma foto pequena, muita gente tem cobrado e são pessoas que realmente se tornaram amigas. Acho que será uma novidade para 2011.
    Vou voltar para conhecer a mademoiselle, rs
    Apareça sempre que tiver vontade será sempre bem vinda.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que vc escreveu querida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, florzinha!
    Não sei bem o porquê, mas me identifiquei com esse post! hahaha
    Na verdade vou confessar que nunca passou pela minha cabeça que alguém pudesse imaginar que eu não existo de verdade! Todos os meus textos são de histórias verdadeiras, que fazem parte da minha vida real. Até já tinha colocado fotos da minha família num post sobre o casamento do meu irmão (em setembro), e não tinha mais foto pq não sou do tipo de 'look do dia', 'esmalte da semana', 'bolsa nova' e tal. Respeito quem topa, mas minha praia é outra (pelo visto, a nossa!).
    Minha foto de perfil é uma homenagem à minha turma da faculdade, que foi tão importante na minha vida, e por quem sou conhecida por Margarida até hoje! Quem mandou ser uma flor...rsrs
    Adorei sua visita! Volte sempre e vamos compartilhar as delícias e dúvidas do mundinho virtual!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá Yanne, obrigada pelo elogio ao meu blog (abrascortinas). O seu tb é lindo. A arte de ser uma mademoiselle não é fácil. Bjs

    Ahh, e onde me encontrou? =)

    ResponderExcluir
  5. Assim como você, leio tudo por onde passo.
    E acho que se chegou o momento de você se sentir bem em revelar-se... Então que seja assim!
    Será um prazer te conhecer!

    Aproveito a oportunidade para te desejar:
    Um Feliz Natal!

    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  6. Engraçado, gosto do seu blog porque seu texto é longo.
    Adoro ler o que vc escreve e não estou mentindo não!
    Realmente a maioria dos blogs superlotam seus posts com várias fotos e pouca escrita, mas nada substitui um bom texto.
    Continue assim e qto a sua foto, coloque se quiser!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. ...retículo endoplasmáticoooooooo! kkkk... Já dei aula de ciências há milênios... adorava essa matéria, ela faz qual ano? 6o ou 1o do ensino médio?
    Olha... se vc vir meu blog no comecinho... 2004... eu mal mostrava o olho...rs... nenhuma foto, mas no decorrer do tempo, acabei virando uma exibicionista...rs.. fases, mas eu sou assim mesmo!
    Realmente, temos curiosidade de conhecer 'realmente' a pessoa que nos fala, principalmente se próxima, como vc... Mas, seria ótimo, te encontrar na fila do banco (não, melhor no shopping! hehehe)
    Beijinhos, querida e APAREÇA! Ao menos, pra se apresentar mesmo...rs...caso se arrependa, dias depois, deleta... kkkkk

    ResponderExcluir