mademoiselles e messieurs

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Francisco que está em mim!!!

Chiquinho, bem jovem



Oi crianças, aos poucos estou voltando, porque isso aqui é bom demais e vicia. Ainda não sei o que eu tenho, estou sentindo dores no lado esquerdo do corpo,  parece dor no ovário, ando numa larica louca, principalmente por chocolate, estou numa carência de dá dó, vontade de chorar. O que será isso? Será TPM?  Bom, preciso ir no médico né? 

Enquanto isso, vou na fé e na coragem, já falei por aqui que era uma compradora compulsiva e que tive que fazer tratamento medicamentoso e terapia, pois isto, comprovadamente é uma doença.

No auge, da compulsão, eu fazia coleção de quase tudo que se possa imaginar, depois entendendo melhor a enfermidade, descobri que o ato de colecionar faz parte dela, daí porque comprava 10 pares de sapatos ao mês, 15 bolsas, 5 jóias de "ouro de verdade" e por aí em diante.

O compulsivo quer comprar e usa qualquer pretexto pra comprar, comprar e comprar. Se está feliz compra , se está triste compra mais ainda. Muitas tralhas que comprei eu me arrependo, como a quantidade enorme de jóias, de louças e roupas. Ainda não me perdoei por isso mas estou trabalhando pra me dar esse perdão,porque sei que não era algo que eu fazia conscientemente, fazia por impulsividade, pra tentar camuflar os problemas.

Passado o susto, o endividamento financeiro já bem encaminhado, a compulsão controlada, restou-me ver o lado  bom desse meu comportamento doentio, que é o fato de que hoje, sou uma pessoa muito mais responsável, espiritualizada e de muita  fé.
Fé que foi fundamental para que eu saísse desse "buraco negro" em que caí ,e nessa busca deseperada por socorro e salvação, eu encontrei Francisco, o Chiquinho, como o chamo carinhosamente. Seu exemplo de vida despertou a minha admiração e devoção.
Hoje, sou totalmente apaixonada pela história de vida de São Francisco de Assis, o jovem rico que largou tudo para se dedicar aos pobres e infortunados. Tenho dvds e muitos livros sobre ele, um dos meus livros favoritos é "Conspiração Franciscana", apesar de ser  uma ficção , ela traz alguns fatos reais da vida de São Francisco, o que nos leva a pensar sobre determinadas atitudes, gestos e renúncias desse ser extraordinário.

Não me canso de garimpar, de uma forma controlada, é bom que se diga, objetos, relíquias, que me levem  á  um conhecimento maior sobre quem era esse homem de Assis. Na verdade, eu ganho muito mais presentes  do que compro,como as pessoas próximas já conhecem essa minha devoção por São Francisco, vez por outra me presenteiam com imagens dele.

Não sou uma  católica praticante, "rezadora de novenas e terços, tampouco, adoradora de imagens, esclareço, mas  gostaria de rezar um pouco mais, acho que isso faz bem pra alma, alimenta o espírito, acalma e fortalece.


Porém, existem outras formas de demonstrar fé e religiosidade, eu a expresso do meu modo e respeito a forma com que cada semelhante meu manifesta a sua crença. Eu gosto de conversar diretamente com o Chiquinho, daí, porque as imagens são importantes nesse momento, olho pra carinha dele e desabafo, perturbo e le me escuta. Não vejo nada de errado nisso, nem condeno o culto á imagens de santinhos. Assim, como  mantemos as fotografias  de amigos e da  família, como  uma forma de tê-los sempre presentes em nossa vidas, o mesmo ocorre com os Santos que temos em casa. Vejam, como eu faço para ter o  Chiquinho na minha casa, sempre junto de mim. É o Francisco que está em mim.   

Este armário é um dos cantinhos onde guardo as imagens religiosas que garimpei nos últimos anos. Tenho peças antigas e caras , outras mais baratinhas, no entanto, a importância para mim é a mesma.

Meus Chiquinhos. Estão todos bentos.
Muitas dessas imagens ganhei de presente, elas são feitas de diversos materiais.
Este quadro eu comprei já algum tempo e com certeza ele vai para a casa nova.
Também sou devota de SANTA TERESINHA,  e livros que alimentam meu espírito.

8 comentários:

  1. Eu acho qu epulei esse post, tenho uma amiga compradora compulsiva, ela até reconhece o problema mais não está muito afim de sair dele, assimfica mais difícil.

    Sua coleção é enorme.

    Beijus

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Sabes que adoro O Chiquinho... Quando morei na Itália fui num lugar GRECCIO, onde ele fez o 1º presépio e estive na cela dele.Lindamente simples e despojada,Incrível.Adorei!

    Bom passar por aqui e encontrar esse amigo de nós duas( também não sou nada da santos, mas esse e alguns outros me cativam...beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi, Yanne!
    Olha, eu achava que vc era evangélica, sei lá porque... Mas, de qualquer forma, o mais importante é o respeito mesmo pelas diferenças, né?
    HUm, eu tenho esse livro de Santa Terezinha... E tenho simpatia por St.Francisco... Eu não pude ir a Assis, quando estive em Roma, me arrependi depois, mas espero que tenha outras oportunidades!
    Eu fui à Cássia, visitar Santa Rita, que tá lá, linda e tranquila... seu corpo, claro!
    Mas, realmente, concordo com vc, quando dou aulas sobre a sociedade de consumo, faço entrelaçamento com a psicanálise e outras, porque é mesmo, quando compramos algo, estamos tentando fechar um buraco, e sabemos, mesmo que incoscientemente, que ele abrirá novamente...
    Eu já fui mais consumista, embora tenha parado obrigatoriamente...rs...
    Mas, realmente tenho me controlado demais, acho bacana isso, já fui a umas 3 'shoppings' esses dias e só comprei um chocolate... cara, tbm sou chocólatra, e nao é fase! rs
    Bjs, espero que vc melhore cada dia mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de São Francisco de Assis e tenho um irmão devoto dele! linda coleção.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  5. Yanne,

    Bom ler seu relato, muitas pessoas acham que compulsão é coisa de quem não quer nada com nada, são poucos os que entendem como doença e que precisa ser tratada de forma séria. Adorei sua coleção, não coleciona nada no momento, acho que é mais por falta de espaço, uma amiga voltou da Itália e me trouxe um dedal lindo, disse que vou começar uma coleção de dedais, já que é coisa pequena, o problema é fazer as amigas irem atrás de dedais durante suas viagens, rs.
    Quanto as leituras, acho que as escolas erram a mão, para ler clássico tem que ter certa maturidade, eu adoro Machado de Assim, mas quem me fez gostar de ler foi o L.Fernando Veríssimo, a coleção Vagalume, algumas do Para Gostar de Ler. Acho que a escola tem que apostar mais na literatura atual, deixa os clássicos para um segundo momento de formação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. força amiga, a luta contra a compulsão tem que ser diária...não passei por isso, já fui de gastar mais, fico a imaginar que o tempo onde passei trabalhando nas empresas não fui capaz de juntar dinheiro p/ nada, sempre estava as voltas em gastar c/ roupas, sapatos e bolsas c/ intuito de preencher um vazio que jamais consegui preencher...engraçado não?!
    Hoje sou mais moderada, procuro colocar uma meta e sigo em frente...assim consigo destinar o dinheiro p/ uma coisa legal que realmente irá me trazer satisfação.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. É bom vir aqui e me encantar com os post...
    Tudo aqui é muito lindo..
    Bjos..

    ResponderExcluir
  8. Passeando pela net achei seu cantinho. Adorei seu espaço. Parabéns. Já estou te seguindo pra não perder nada. Te convido para um café e se desejar ser uma seguidora de nosso trabalho. Bjs docinhos

    ResponderExcluir