mademoiselles e messieurs

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A saga da dieta perfeita!!!!!!!!




Nossa! Não é que ontem à tardinha eu levei um susto tão grande que rapidamente esqueci do mal estar que havia me acompanhado o dia todo e tratei logo de pôr em prática um plano para ajudar o Daniel, o SOS DANIEL!!!.
E quem é este tal de Daniel? Bem, ele é o meu filho de 12 anos, um garotinho, que até bem pouco tempo eu aninhava nos braços e que considerava o bebê mais rechonchudo e gostoso do mundo. Nos seus bracinhos roliços  sempre tive a sensação de ter encontrado a melhor definição para maciez e segurança,até os dias de hoje, o seu abraço é o que mais me conforta e me enche de paz.
Mas infelizmente,  desde a fatídica tarde de ontem (sintam o drama da "mãe grega"), todos estes adjetivos recheados de fofurices, perderam o sentido pra mim e terão que ser deixados para trás.
A razão para toda esta tragédia e fatalismo, é porque fomos a endocrinologista para mostrar os resultados dos exames do Daniel e o que era para ser uma consulta rotineira e de boas novas, transformou-se em algo alarmante e assustador, uma vez que os prognósticos feitos pela doutora ao analisar os tais exames, não foram nada tranquilizadores.
Ficou provado, que o menininho não está bem, todas as taxas (colesterol, glicemia, glicérides)estão no limite máximo de aceitação para uma criança da idade dele). Até o exame de urina apresentou cristais, ou, oxilato de cálcio e que segundo a médica, é por conta da falta de ingestão de liquídos, principalmente, água. O mais grave é que com o tempo estes cristais podem acarretar complicações renais, como cálculos nos rins.
Enfim, a saúde do moleque  está bem caótica , ele está com 90kg, está obeso , já que mede apenas 1,73  e a única solução apresentada pela Dra. Fabiana é que ele emagreça mas que principalmente,  mude os seus hábiros alimentares, que faça uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. O sinal de alerta soou ainda mais forte, quando ela mencionou que aquilo tudo poderia resultar numa "diabetes", por conta da glicemia que está muito alta, e do fator genético, hereditário, já que nas famílias, tanto de um lado ,como do outo, tem vários casos desta doença. Tá lascado, meu menino!!!!.
E eu??? Eu me senti péssima depois que sai do consultório da médica, me achei a pior de todas as mães e chamei pra mim toda a responsabilidade por aquele menininho está tão gorduchinhooo. Como mãe dele,sou responsável por ele em todos os sentidos, inclusive, pela sua saúde e se ele está assim, tenho uma parcela enorme de culpa. Sou a provedora da casa, eu faço todas as compras, incluindo as do mercantil e não deixo faltar massas, doces, salgadinhos, os refrigerantes , tudo que o meu bebê adora.Então,  Alá, sou eu quem deve queimar no mármore do inferno, viu???.
Bom, depois do susto, das lágrimas e do drama, estou aqui examinando a dieta que a endócrino passou, pra saber o que é possível fazer pra amenizar este estrago. Mas a pergunta que não quer calar: É como irei fazer para que um menino fofinho e que adora comer, mude esta sua relação com a comida?.  
A reação dele sobre o assunto foi um indício de que será um processo bem difícil, pois, de volta pra casa, ele já vinha resmungando, dizendo que não ia fazer dieta, que não ia comer "mato" (leia-se : alface, acelga, rúcula), que não ia parar de tomar coca cola, que não...
Pra falar a verdade, a única coisa que ele gostou, de tudo o que a Dra. Fabiana falou ,foi que ele teria que fazer ATIVIDADE FÍSICA, assim, além do futebol no colégio ele irá fazer natação, o meu peixinho vai voltar a nadar. Quanto ao resto, Meu Pai, ele ficou injuriado com a médica, comigo, com a dieta e com este mundo cão....
Pra não me estressar ainda mais, deixei que ele fizesse o seu desabafo, porque eu sei que ele também não está satisfeito com o seu peso atual, e isto tem influenciado nas suas relações sociais (os tais apelidos: gordo, baleia, ai que raiva), nos estudos, e o que é mais grave na sua auto estima. Eu sei muito bem o que é isto,e por experiência própria, porque fui uma criança "segregada"(drama) e obesa, fui uma adolescente gordinha e tornei-me uma adulta em constante briga com a balança. Minha relação com a comida por conta disto sempre foi péssima, acabou virando o contraponto pra tudo o que me acontece.
Assim, com os prognósticos sombrios da doutora,aiinda, pairando sobre a minha cabeça, decidi que cabe a mim, arregaçar as mangas, ou, melhor dizendo fechar a boca e dar um bom exemplo para o meu filho e para isto, decidi fazer uma dieta junto com ele. Coincidentemente, no ano passado, no final de maio e inicio de junho, eu estava pesando 90kg, assim, como ele. Além, de estar passando por uma crise emocional, afetiva , de idade, sem precedentes e com a auto-estima em "petição de miséria", foi aí que por conta própria inicei uma dieta, a dieta dos pontos, e consegui eliminar 15 kg em menos de oito meses.
Entretanto, antes que alguém se anime, é algo que eu não recomendo, porque não  foi prescrita por um médico, não fiz exames prévios para saber como estava a minha saúde  e ela foi muito, muito restritiva mesmo, eu, simplesmente, eliminei o prazer de comer e só me alimentava com quantidades mínimas (320 cal) para não morrer de inanição. O resultado de uma dieta tão pobre de alimentos e tudo o mais, foi que tive uma grave anemia, meus cabelos começaram a cair assustadoramente, a minha pele toda ficou fácida e amarelada, sem contar que  me faltava disposição pra tudo.
Eu continuo achando que a dieta dos pontos é a ideal, porque ela te obriga a anotar e contar as calorias de tudo o que você come, te dando um certo controle sobre a sua alimentação, possibilitando que você identifique o que está comendo em excesso ,ou, o que está comendo de menos,mas ainda assim é preciso ter cuidada com ela, extamente pra não desenvolver outras doenças, como a da anemia. 
Foi necessário todo este discurso para que eu me conscientize ,que meu filho só vai emagrecer ,se tiver o apoio de todos aqui em casa e isto significa que todos nós teremos que mudar nossos hábitos, teremos que ser mais saudáveis, comer menos e melhor, esta é a "equação", teremos que incluir mais frutas, legumes e verduras, beber mais água e diminuir o consumo de comidas congeladas, de massas, pizzas, salgadinhos e deixar para consumir a tal da coca cola só aos domingos. Da minha parte, estou muito empenhada para ajudar meu pequeno grande homem , vou retomar a dieta dos pontos, anotar tudo no caderninho, como fiz em 2010, mas sem trazer de reboque aqueles problemas afetivos, de falta de auto-estima, pois, bem ou mal, eles estão meio que resolvidos aqui dentro de mim.
Também, vou tirar a poeira, as casinhas de aranhas da minha esteira e mesmo que ache muito sem graça,  brochante até: correr sem sair do lugar. O certo é que vou voltar a me movimentar,  porque RA (Reeducação alimentar) sem AF (atividade física) é péssimo, não dá liga, não nos dá o efeito desejado. Eca, eca e eca, pensei que estava livre destas abreviaturas AR, e AF (aff, aff), para todo o sempre mas "quem foi que disse mesmo, que ser mãe é padecer no Paraíso, heim????".
Sabem, eu acredito que o ser humano tem que se aceitar e se gostar do jeito que é, gordo ou magro, alto ou baixo, feio ou bonito, jovem ou velho, entretanto, eu vejo a obesidade como uma questão de saúde. É claro, que é possível ser uma gordinha(o) saudável, mas quando o seu corpo começa a dar sinais de que está incomodado com o excesso de gostosura, quando o seu médico diz que o seu peso está prejudicando a sua saúde, aí, meu amigo e minha amiga, é HORA DE COLOCAR UM VELCRO, UM ESPARADRAPO, UM BANDAID NESTA BOQUINHA NERVOSA. E é chegada A HORA DO MEU DANDAN , o que estiver ao meu alcance para ajudá-lo eu vou procurar fazer, com zelo, prazer e acima de tudo com muito amor.
Não vai ser fácil, pois, o menino é guloso, é teimoso, mas eu também sou convincente, determinada, tenho certeza que ele vai emagrecer e daqui a um mês quando retornarmos para mais uma consulta, os resultados já seráo mais favoráveis.
Abaixo, seguem algumas informações da dieta prescrita  pela endocrinologista e outras dicas. Sinceramente, eu espero poder passar por aqui para atualizá-los sobre a Reeducação Alimentar do meu filho e a minha também, trocar ideias , experiências, como sempre fazemos e que não será diferente nesta nova empreitada. Agora, o que eu quero saber quem se habilita a entrar nesta também???.
É lógico, que em sã consciência, ninguém inicia uma dieta no final de semana e não serei eu,  que apesar de não ser tão mentalmente sã, que irei começá-la. Mas como disse, queria abrir este canal pra já ir falando sobre o assunto, pois, na segunda-feira ninguém nos segura, eu e Dandan, iniciaremos nossas dietas (ELE ainda não sabe disto). A minha será a dos PONTOS e a dele a que a médica passou e que é apropriada para uma CRIANÇA DE DOZE ANOS. 
O fim de semana vai ser para abastecer a geladeira com frutas, verduras e tudo o que de mais houver de saudável nesta vida e também pra preparar  a cabeça e o espírito do meu baixinho.
Esta será, A MISSÃO, pensem na trabalheira que terei para convencer este menino, podem sentir pena de mim, que eu deixo, tá?.


Beijos no coração de quem passar por aqui ( se é que alguém passa, né)?. 




** Aqui, a dieta do Daniel (ela é bem básica e sem muitas restrições):

Café da manhã:

01 copo de leite (o vilão)
01 fruta
02 fatias de pão integral / 01 fatia de queij branco
Solução por mim encontrada: Pegar o leite e a fruta e fazer uma vitamina


Lanche:
01 fruta ou 01 suco de frutas e 04 bolachas Maria ou crem cracker (A cnatina do colégio é a vilã e o menino não leva nem amarrado lanche de casa).
Solução: Item que precisa ser repensado e "negociado" com a criança

Almoço;
02 pedaços médios de carne, peixe ou frango ( Cozido, grelhado ou assado)
04 colheres (sopa) de arroz, ou, macarrão ou batata
04 colheres (sopa) de feijão
04 colheres (sopa) de legumes (chuchu, cenoura, vagem, beterraba, abobrinha, berinjela, couve-flor): Aqui, só a CENOURA" salva-se, pois, ele gosta, os demais são inimigos antigos
Salada verde à vontade (alface, acelga, repolho, tomate, cebola, pimentão, pepino, rúcula)
Sobremesa: 01 fruta

Lanche: 01 tapioca com café (Vilã: A tapioca)
Não sei fazer tapioca, tampouco, não tenho quem a faça, vou ver com a médica se posso trocar por torrada ou crem craker



Jantar: 01 vitamina
             01 sanduíche de (queijo ou presunto de peru ou frango ou carne grelhada) com salada 
             ou
             o mesmo do almoço sem feijão
             ou
            SOPA DE LEGUMES COM 02 TORRADAS
           
O Dandan muito preocupado com a sua fofurice!!!!!!!!


Então, basicamente, é isto sobre a dieta do Daniel, quanto a minha, vou colocando  fotos e dicas a medida que a for fazendo e os resultados forem aparecendo. Para registrar o peso do Dan, hoje, é de 90Kg, já  o meu eu não o revelo nem sob tortura mas deixo fotos pra vocês analisarem com o passar dos dias e da dieta.

Eis o ano em que decidi fazer a dieta dos ponos e a agenda onde anotava tudooooo.
Aqui, é pra voces terem a ideia de que anotava o que comia e somava os pontos...
Não reparem a letra mas ela costuma ser assim mesmo..
Anotava as dicas que recebia ou que ouvia por aí...
Imagens atuais: Meu dia começa assim, preparando meus chás, garrafinhas de água. É PRECISO BEBER MUITO LÍQUIDO.

Este é o chá de Hibiscus, de longe o meu preferido, por conta do calor de Fortal City, tem que ser GELADO e este aí tem colágeno o que é muito bom.....

Minha garrafa e a do menino
Meu café da manhã costuma ser este, às vezes troco a fruta pro um iogurte...
O almoço fora de casa é com muita salada e muito raramente acompanhada de CARNE  que não suporto mas "como" por conta da ANEMIA

Já em casa o almoço é este... e  se tenho que comer uma carne opto pela de FRANGO, um suco de soja de maçã e de sobremesa mini barra de cereal....
Mesmo me cuidaando, fazendo um esforço ENOOORME pra comer certo dei uma "engordada", porque como também muita tranqueira no resto do dia e estou sem fazer uma atividade  física.....


Beijos e eu dedico esta músia para o meu DANDAN ::

"Comer, comer, 
Comer, comer
È o melhor para poder crescer


Quero comer no almoço
Um bife bem grosso,
polenta, batata e arroz 
Eu quero carne assada, banaa amassada com leite e
sucrilhos depois ...

Comer, comer.......


(Comer, comer - A turma do balão mágico)

Um comentário:

  1. Calma mãezinha,

    Não se sinta a piores das mães, aprendemos juntos com eles ou com as necessidades de nossos filhotes.

    Não seja radical com ele nem com si mesma. Comece as mudanças, saia mais faça ele se mexer, coloque a família toda nessa missão.

    Corte as besteiras, e faça as substituições, reeducar velhos hábitos valem mais que dietas.

    Uma omelete no café da manhã é uma boa pedida, compre uma frigideira de grelhar, busque na net um monte de receitas maravilhosas de baixa caloria para que ele veja que não é tão ruim deita assim.

    Troque o pão por integral, o leite, tente ajuda-lo com as caminhadas e depois troque por um esporte.

    Procure na net adolescentes que venceram a obesidade e mostre pra ele.Que ele vai ficar mais saudável e de quebra mais lindo do que ele já é.

    E faça tudo com amor, dizendo o quanto o ama, o quanto a tua felicidade depende de você vê-lo com saúde, que não quer perdê-lo de jeito nenhum e que diabetes é uma doença muito má.

    De ver o seu amor e a sua dedicação ele virá de encontro. Mais tenha paciência, e mantenha o sangue frio mesmo nos momentos de rebeldia natural da idade.

    Um abraço de coração.

    ResponderExcluir