mademoiselles e messieurs

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A difícil arte de dizer não!


Por que será que para algumas pessoas é tão difícil pronunciar a palavra não? Por que será que para certas pessoas é um verdadeiro martírio ter que dizer: não quero, não posso, não vou e não insista? Parece tão simples mas não é não. Para tais criaturinhas essa palavra não soa apenas como uma recusa ela tem o peso de uma  ofensa. E é por não saberem negar, por terem medo de magoar que muitas vezes acabam se machucando ao permitir que outro invada seu espaço e acabe por sufocá-la lentamente.
E isso só acontece porque existe a "permissão", mesmo que tacitamente você libera o outro, cede espaço para que este manipule, pressione e termine por exercer o comando da sua vida. Parece exagero mas não é não. Se você cala você consente, se você não impõe limites qualquer um se achará no direito de invadir a sua privacidade, de dar palpites na sua vida e de decidir o que é melhor pra você. Colocar limites em determinadas situações é essencial, pois, todos necessitam de limites, até um bebê precisa deles ou então se tornará um pequeno tirano. Então "desde cedo, muito mais que uma recusa, o "não" nos é colocado como um delimitador, como proteção e cuidado". A medida que crescemos, começamos a distinguir o peso da negativa e nem sempre  a usamos da maneira correta". O pior é que muitos  de nós sequer sabemos usá-la.
Assim, do mesmo modo que existem pessoas dizendo" não" a um gesto de carinho de um ente querido, existem outras sujeitando-se às concessões mais infames. Tudo porque temem magoar, se indispor com a mãe controladora, a irmã dona da verdade, a tia fofoqueira, a filha egoísta, a amiga aproveitadora, o colega de trabalho, o chefe, a empregada folgada ...ufa e a "boazinha" prefere poupar a todos e por isso vai aceitando e se calando diante das imposições, pressões e desaforos, afinal não quer magoar nem causar danos a ninguém, nem que isso implique em fazer mal a si mesma.Mas dizer sempre sim , não significa que seja a melhor opção, nem pra quem ouve nem pra quem diz. Será que agir de forma tão permissiva é saudável? Talvez até evite conflitos mas que preço se pagará por agir desta forma? Será que valerá á pena? . Quanto vale a sua paz de espírito?
"Pessoas permissivas tornam-se alvos fáceis dos manipuladores e eles estão por toda a parte esperando uma oportunidade para o ataque. Por isso questione até onde concordar com o que os outros pedem não irá lhe prejudicar. E mais se não prejudicará outras pessoas. Dizer que não está de acordo com algo que não te agrada é um dever para com a sua paz de espírito, olha, ela aqui de novo. Não é à toa que dizem que algumas pessoas confundem bondade com bobeira".
Confesso que eu tenho problemas em dizer não para determinadas pessoas, nunca tive problemas no trabalho , nunca cedi a nenhum tipo de pressão, sempre resolvi tudo de forma tranquila, entretanto, nas relações familiares e de amizades tenho dificuldades em me posicionar de maneira mais firme e decidida quando não quero fazer algo ou não gosto de determinada coisa, mesmo que depois  passe muito mal por ter cedido. Sei que preciso aprender a dizer não e , entender que se tal atitude machucar quem o recebe então é porque me machucaria muito mais. É preciso dizer não e perder o medo de que com isso o amigo se afastará. Se isso acontecer é porque ele não era amigo, amigo de verdade não impõe, não pressiona, simplesmente ele aceita a sua negativa sem magóas, sem te exigir explicações. Não se pode ir além dos próprios princípios e vontades apenas para agradar outra pessoa. Não se  deve se anular, se tornar refém da vontade do outro, nem  trancar  desejos dentro de uma gaveta apenas para ser a boazinha, a compreensiva, muitas  vezes vale á pena ser estraga prazeres, se isso significa não perder a  personalidade.
Portanto,"cuidado com o que os outros desejam e com aquilo que você permite".


"Dizer sim quando quero dizer não é dar mais valor aos outros do que a mim", é não colocar meus limites e isso é não me respeitar... È o mesmo que dizer que o que eu sinto não vale nada, que os outros podem passar por cima de mim à vontade. Eeles passam, sem dó nem piedade. Hoje estou aprendendo a dizer não.Quando não quero alguma coisa, simplesmente digo não. Sem rancor nem emoção. Um não é só uma negativa. É nosso limite. Um direito que temos de decidir o que desejamos ou não fazer. A isso se dá o nome de dignidade. Quando nos colocamos com sinceridade, dizendo o que sentimos, somos respeitados".
(Zíbia Gasparetto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário