mademoiselles e messieurs

sexta-feira, 25 de março de 2011

O que é um menino?


Outro dia, encontrei esse texto e enquanto lia, as lágrimas insistiam em cegar-me os olhos, hoje, me deparei com ele de novo, a emoção foi a mesma, e resolvi  postá-lo aqui,  afinal, que mal há em se permitir, em se emocionar(???).



"Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade há uma deliciosa criatura chamada menino. Embora se apresentem em tamanhos, pesos e cores sortidos, todos os meninos tem o mesmo
credo:  aproveitar cada segundo de cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente - o barulho é sua única arma - quando seu último minuto é decretado e os adultos o empacotam e metem na cama.

Meninos são encontrados em todas as partes: em cima de, embaixo de, subindo em, balançando-se no,
correndo em volta de, pulando para. As mães os adoram, as meninas os odeiam, irmãos e irmãs mais velhos os suportam, adultos os ignoram, o céu os protege. Um menino é a Verdade com o rosto sujo, a Beleza com um corte no dedo, a Sabedoria com um chiclete no cabelo, a Esperança do futuro com uma rã no bolso.


Quando você está ocupado, um menino é uma conversa fiada, intrometido e amolante. Quando você
deseja que ele cause boa impressão, seu cérebro vira geléia, ou ele se transforma em uma criatura sádica e selvagem empenhada em desmontar o mundo ao seu redor.


Um menino é um híbrido:  o apetite de um cavalo, a disposição de um engole-espadas, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Júlio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão.


Gosta de sorvete, de canivete, serrote, pedaços de pau, água (no seu habitat natural), bichos grandes, Papai, sábados, domingos e feriados, mangueiras de água. Não é partidário do catecismo, escolas, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, meninas, agasalhos, adultos e hora de dormir. Ninguém se levanta tão cedo, nem chega tão tarde para o  jantar. Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos. Ninguém é capaz de meter num único bolso um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco de matéria plástica, duas pastilhas de chiclete, três notas de um Real, um estilingue e um fragmento de "substância ignorada".


Um menino é uma criatura mágica: você pode mantê-lo fora de seu escritório, mas não pode expulsá-lo de seu coração. Pode pô-lo para fora da sala de visitas mas não pode tirá-lo de sua mente. Queira ou não, ele é o seu captor, seu carcereiro, seu dono, seu patrão, um cara sarapintado, um nanico, um mata-gatos, um pacote de encrenca. Mas quando à noite você chega em casa, com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ele possui a magia de soldá-los em um segundo, pronunciando duas palavras somente: "Oi Papai" ".


(Texto "O que é um menino?", de Alan Beck).




Beijos e um ótimo final de semana.


8 comentários:

  1. Que texto delicioso, o engraçado é que hoje um menino me emocionou...estava começando a escrever sobre isso quando vim te visitar. Ele tem oito anos e o conheço a menos de dois meses, é uma peste, mas arrematou meu coração. Hoje fui na rua e comprei pra ele um saco de chocolate e outro para meu marido que é um menino grande. Chegando em casa coloquei o saco de chocolate para o marido em cima do travesseiro dele e depois em distraí com outra coisa. O menino entrou em meu quarto e deixou um chocolate do meu lado. Estava na cozinha preparando o almoço e o menino a encrencar comigo para que eu o levasse junto com a mãe, aqui na academia do condomínio...não fui pois estava ocupada e o danado foi embora me chamando de chata...rsrsrs. Agora a pouco quando entrei no quarto encontrei a surpresa. Fiquei com os olhos cheios d'água. Meninos têm esse dom de nos tirar da mesmice. Beijocas e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Delícia de texto Yanne.
    Tenho eu cá 2 desta curiosa figura, um ainda com 3 anos de idade e posso dizer que o texto é fiel.
    Agora pouco eu o trouxe escorregando dos braços ..ao sair do supermercado porque queria uma raquete do patati e patatá.
    Foi frustrado..seu primeiro frustramento.
    Suportei toda a birra e até parei pra ver o furioso menino.
    Entrou no carro..esbravejou....atée que cansou e dormiu.
    Quando cheguei em casa e fui tirar no colo para levar a cama...
    aíii menina..que cândura....a fotografia viva daquele menino.
    bjos.

    ResponderExcluir
  3. QUE COISA MAIS MARAVILHOSA E TÃO EMOCIONANTE MESMO!aDOREI! e ADOREI TB TEU COMENTÁRIO E FICO FELIZ QUE TENHAS CONSEGUIDO ESTAR BEM FIRME.iSSO É fÉ, É FORÇA!!!BEIJOS,TUUUUUUDO DE BOM,CHICA

    ResponderExcluir
  4. Que lindo seu blog! Amei a forma como voce escreve. Virei sempre, é inspirador. Bj

    ResponderExcluir
  5. muito lindo o texto, me fez lembrar do meu irmão embora em algumas coisinhas...rsrsrs...ele fosse mais cuidadoso (talvez medroso), já que eu sou a irmã mais velha e sua fiel defensora.
    Qdo encontrar um texto sobre meninas posta aqui.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Yanne...
    Realmente emocionante... E ainda me perguntam como eu me aguento de saudades do Dan quando ele está com o seu pai... Oras, porque eu sei que quando amamos nossos filhos, é assim que sentimos, não sou egoísta para querê-los apenas pra mim! Isso é a cara do pai do Dan, vou enviar pra ele!
    Bjs, ...mas, que me deu uma saudade dele menininhooo, deu! (tá com 8, daqui a pouco, 18... né? rs)

    ResponderExcluir
  7. Yanne,

    Vou confessar, li seu post primeiro lá na Taia, e claro, fiquei encantada. Vi a descrição perfeita do meu guri, chegou a dar um aperto no coração saber que ele está crescendo e que logo, logo, toda essa magia estará só na imaginação. Não me imagino sendo mãe de menina, uma amiga disse, quando o Felipe nasceu, que tinha que pagar várias promessas que havia feito para que não fosse menina, porque senão, pobre da criatura, iria ser mal vista pelas coleguinhas, porque com uma mãe (louca) como eu, ela não seria uma menina convencional.Adorei demais o texto.
    Obrigada pelas palavras carinhosas lá no blog.

    Grandes beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  8. Tomei a liberdade de publicar esse delicioso texto em meu blog, numa homenagem ao primeiro aniversario de meu neto. Fiz a citação da fonte. Me desculpe por não perguntar antes. Se houver algum inconveniente, me avise que retiro a postagem .Obrigada . Bj

    ResponderExcluir