mademoiselles e messieurs

terça-feira, 31 de maio de 2011

"A simplicidade é o último grau da sofisticação"



Pra falar a verdade já tinha lido e escutado algumas variantes da frase acima como: "Simplicidade é o que há de mais sofisticado". Ocorre, que a frase original é tida como de autoria de Leonardo da Vinci e como a minha opção é sempre pelo originall, fecho com ele na definição perfeita de simplicidade.

Nos últimos dias tenho pensado pouco, o que chega a ser quase uma aberração, já que a minha cabeça não pára nunca , credito isto, ao fato de que tenho andado adoentada, por conta da rinite eu tenho respirado mal, e acho que o meu cérebro não está sendo irrigado suficiente e eficientemente bem, o que tem causado quase que uma estagnação de pensamentos e ideias. Será?.

Mas sempre há salvação para uma mente estagnada e hoje fui salva pela minha querida diarista , Zenaide, que é a pessoa mais sem noção que eu conheço, e que ao chegar na minha casa para mais um dia de trabalho, ao invés de retribuir a minha saudação de bom dia, foi logo disparando:" Yanne, dá pra fazer café?. É que eu estou com fome, eu estou de dieta e não comi nada ontem a noite." Como assim?. Pensei. E lá fui eu preparar o café da minha diarista.

E aí, meu povo, a Zenaide é uma pessoa simples?. Deixem que eu mesma respondo. Não, eu diria mais,  ela é uma folgada mas aí eu divago. E pra ser sincera eu já nem me aborreço com as sandices dela. Zenaide, é audaciosa, reclamona, mas é de confiança, é louca, eu sei,mas não me morde sabem como é?.

Como se não bastasse a relevância de ser uma pessoa honesta, de vez em quando ela ainda me serve de inspiração. Esta conversa, por exemplo, me serviu para refletir sobre o que é ser uma pessoa simples e o que é ser uma criatura simplória?. Afinal, serei eu, simples ou simplória?. Sim, porque existe uma diferença abissal entre as duas palavras.

Se alguém me chamar de simplória sei que não será um elogio, na melhor das hipóteses, a criatura estará me chamando de medíocre. Uma pessoa simplória é aquela sem muita profundidade, que realiza tarefas repetitivas, que se acostuma com o trivial, é aquela que não tem ambição, que aceita sem espernear o pouco que a vida oferece, não vai á luta porque acha mais cômodo ficar como está. E não é porque esteja feliz com esta situação mas é simplesmente porque não tem iniciativa, não tem vontade de mudar sua vidinha sem cor.Acha tudo complicado, difícil demais e por isto é um ser limitado no pensar e no agir.
.
E a simplicidade?. O simples é aquele que está sempre disposto a resolver as complexidades e os revezes da vida, é intelectualizado, aprecia leituras profundas e têm hábitos peculiares. Não sei se este perfil  é 100% correto mas vejo características minhas, aí. E você com qual perfil se identificou? Em qual perfil eu deveria enquadrar a minha querida , Zenaide?.

È brincadeira, gente. Porque sinceramente , eu nem acho isto importante, não gosto de ficar catalogando as pessoas, afinal, cada um vive como quer e eu não tenho nada com isto,  mas gosto de levantar este tipo de questionamento, ao menos na minha cabeça pensadora
.
Achei genial um texto que li da Martha Medeiros, de quem eu não era muito fã mas confesso que tive de me redimir(um pouco), diante do que ela escreveu sobre este tema e até  pincei algumas ideias que considerei as mais relevantes:

" Capricho é cuidado e atenção
   Bom gosto e mau gosto custam a mesma coisa, me
   disseram certa vez. Adotei a frase como minha, tanto
   concordo com ela. Aliás,o mau gosto custa muito caro.
   
   Capricho é cuidado e atenção
   Flores frescas nos vasos,música em volume adequado,
   educação ao falar, abajures em vez de luz direta, um to-
   que personalizado e uma pitada de bom humor em tu-
   do, nas atitudes, no visual, até na bagunça do escritó-
   rio, que uma baguncinha também tem seu charme."

  Concordo plenamente com as palavras da escritora, mas eu ainda faria algumas considerações, pegando um gancho no texto da Martha, eu queria comentar sobre algumas coisas que ultimamente estão me aborrecendo um pouquinho:

Eu diria, por exemplo, que jamais em tempo algum, enfeitei ou enfeitarei a minha casa com flores artificiais, pois, além, de achá-las cafonas, de gosto duvidoso, minha rinite não me permitiria tal ousadia. Assim, se tenho dinheiro, vou á floricultura e monto um belo arranjo com minhas flores preferidas. Se tenho dinheiro mas não disponho de tempo, ligo pra floricultura e eles me mandam um arranjo maravilhoso, simples e sofisticado, do jeito que eu gosto. E no final, vejo que é tudo uma questão de custo e benefício e do que me dará mais prazer. O que é mais caro, um arranjo de flores frescas ou uma caixa de Clenil pra curar a minha alergia? O que custa mais caro o meu bom gosto ou apelar para o mau gosto?.

Outra coisa, que chega a me dar brotoejas, são estes aparelhos de tv modernosos, estes que usam presos à parede, tenho reparado com que satisfação, algumas donas de casa se jogam nesta ideia,algumas chegam ao cúmulo de compararem sua tvs de led á beleza de um quadro,uma obra de arte. Fico estupefata com esta troca de valores, pois, um quadro será sempre uma obra artística, por mais que o artista ,no caso, não seja tão conhecido. E a televisão heim?. Definitivamente, não vou aderir a este modismo, aliás, minha televisão, a que fica na sala, foi comprada em 1994, por ocasião da Copa do Mundo de Futebol, portanto, este ano fará17 anos, ela é uma querida de 29 polegadas, da Philips e é daquela leva de produtos tidos como bens duráveis e que realmente duravam.

Diria ainda, que educação se deve ter não só ao falar mas também ao escrever, principalmente, neste mundo virtual, a elegância deve predominar ao se comentar nos blogs amigos. Outro dia, fui vítima de um comentário tão baixo,tão feio, que quase me fez desistir disto aqui e fugir para o Afeganistão. Eu não tenho o hábito de chamar palavrões, vez por outra, deixo escapar um, mas não é algo que me orgulho, prefiro ficar longe de gente má educada, acho que sou recatada demais. 


Também, tenho me incomodado ao ver estes  apartamentos minúsculos (45, 52, 62 , metros quadrados) com o teto todo trabalhado em gesso e com direito àquelas sancas horrorosas, molduras, iluminação indireta, spots e sei lá mais o que. Fico imaginando o quanto claustrofóbico deve ser um lugar assim, pois, a impressão que se tem é que ele se torna ainda menor com tanto rococó. Sempre penso qual o motivo para tanto exibicionismo, quando tão somente a luz indireta de um belo abajur já deixaria o ambiente aconchegante e intimista. O simples é tão mais bonito.

Nem preciso ressaltar que esta é a minha opinião, é o meu gosto pessoal,não tenho absolutamente nada contra quem gosta de coisas diferentes das minhas, não é da minha conta mesmo .É até provável que para algumas pessoas eu seja a rainha da cafonice e ,daí? Eu vou rir se você me falar isso, afinal, o que seria de mim se não fosse a capacidade que tenho de mudar, de aprender e de rir de mim mesma. 
E pra vocês, o que custa mais caro o bom gosto ou o mau gosto? É possível treinar os olhos para as coisas simples e sofisticadas da vida????.


Beijos e deixo vocês com trechos da música Simplicidade, da banda mineira ,Pato Fu:




"Vai diminuindo a cidade
  Vai aumentando a simpatia
   Quanto menor a casinha
   Mais sincero o bom dia"




Agora, me falem, se não é o cúmulo da simplicidade e do requinte, preparar tapioca para o lanche da tarde do filho que está de dieta, é ou não é?. Riam comigo.











 Boa tarde. Aceitam um cafezinho com tapioca?????

 

4 comentários:

  1. Oi, querida!
    Realmente.. Nada mais sofisticado que a simplicidade sincera... Cncorod tbm!
    E olha,. tou achando bacana esses posts intimistas, nem sempre posso conversar com vc, deixar regstro, essas semanas têm sido uma loucura, mas adoro seu espaço, acho legal demais a forma como vc escreve... e realmente, tapioca é maravilhosooooo, adoro! So nao aceito o cafezinho pq nao tomo...rs.. aliás, vou de chocolate ou então: café com leite! rs
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. O cafezinho eu dispenso, mais a tapioca...
    Sem sombra de dúvidas o mau gosto custa muito caro. Prefiro a vida simples, um jantar feito com carinho do que jantar fora, casa ao invés de apartamento, conversas com as amigas do que lugares com música alta, tem horas que me sinto meio que contra a maré....rs
    Beijinhus
    Nai

    ResponderExcluir
  3. Gosto de simplicidade mesmo!!E gosto de tapioca, podes preparar que chego...

    E a Zenaide?rsrssr Tu és demais mesmo!

    beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. ain...tudo que vc disse sobre simplicidade casa com que aprendi com minha vó..os cuidados, a boa vontade fazerbem feito, adoreiii

    Diva, vc ja melhorou da Rinite? eu to aqui toda espirrosa, me coçando, quero um nariz novo! huahuaa
    BEIJOS!!!!

    ResponderExcluir