mademoiselles e messieurs

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A arte de viver sozinha!

Mademoiselle Hilda  Hilst, bonita, inteligente e culta, deixou tudo para trás e refugiou-se numa chácara em São Paulo, para exercer o seu  maior mister que era escrever.
           Nesse feriado, sem saber onde havia colocado o livro que estava lendo (chama-se "a exceção" e custou R$ 9,99  nas Lojas Americanas, não estranhe  mas eu compro livros em qualquer ocasião e lugar),fui procurá-lo e acabei me deparando com  um outro livro que não sei como foi parar nas minhas coisas e nem sei a quem pertence (não, eu não furtei) , enfim, se for de algum conhecido o livro chama-se "A arte de viver sozinha", a autora é a francesa Daniéle Laufer e lamento informar mas  só vou devolvê-lo quando terminar de ler. Como tenho o hábito de ler mais de três livros ao mesmo tempo, pois não tenho paciência de ler um mesmo assunto por dias seguidos(sim, eu tenho problemas e faço terapia, ok?), comecei a ler o dito cujo e gostei. Uma coisa que me chamou atenção foi o fato dele  ter  sido escrito há quase vinte  anos e  mesmo assim  conseguir manter-se  atual, ou seja,  as mesmas inseguranças, medos e incertezas que  atormentavam as mulheres sozinhas naquela época são  também pertinentes à nós, mulheres de agora . Perguntas do tipo: E se eu mudasse o visual? Ou arranjasse um novo trabalho? Como é que eu vou trocar sozinha  o pneu do carro, a lâmpada que queimou e abrir  o vidro  de palmito? (Não sei quanto a vocês mas essas coisas eu não consigo fazer mesmo). Posso sair com casais amigos sem ter a sensação de "vela"? Paquerar ou ser paquerada? Achei o livro inteligente, bem humorado e ele  como os outros do gênero, pode ajudar sim,  nem que seja a ter uma visão mais leve e otimista da situação pela qual se está passando, assim,  o grande mote para quem está solteira  por opção própria ou do outro, é  tentar viver em alto astral,       descobrindo as delícias  proporcionadas pela liberdade, como novos programas, novas amizades e até um novo amor.  E enquanto ele não vem que tal aproveitar pequenos prazeres e descobrir que viver sozinha pode ser formidável. Já imaginou poder assistir ao filme que tiver vontade, quando quiser e se encher de pipoca e doces, sem ninguém pra dizer o quanto você vai engordar comendo aquilo. Poder colocar o dedo no nariz quando tiver vontade( ok, isso também não me agrada mas a autora é  francesa). Poder começar um tubo de pasta de dentes apertando bem no meio. Manter a porta do banheiro sempre aberta. Não precisar tomar banho se você só tem vontade de lavar o rosto e os pés (calma gente, eu já avisei que a moça é  francesa).  Poder comer     alho e cebola crua sem escrupúlos, ser perfeitamente egoísta e egocêntrica, viver no seu  próprio   ritmo.      Não ser obrigada a se entrincheirar no banheiro para tirar um cravo... é a maior das beatitudes.  E        saber     que        ainda  tem    xampu           no          vidro   comprado         na      última     semana .             São     pequenos      prazeres     incomensuráveis .    Poder  até dormir  com um urso de pelúcia se der vontade,  afinal   a cama é só sua . Eu ainda acrescentaria  a essa listinha , algo que considero o pior  em  ser mulher, depois da TPM é claro, que é manter a depilação sempre em dia , oh céus , isso é uma tortura. E eles nem avaliam o quanto sofremos. Tudo isso pode parecer fútil, mas não nos enganemos, pois ainda vai mais longe. Já que esse celibato,  espontâneo ou forçado, é uma descoberta de si mesma. Na vida a dois, nos perdemos um pouco de nós mesmas no decorrer do caminho. O que é natural, pois nos misturamos com outra pessoa e muitas vezes deixamos de ser o que realmente somos e passamos a projetar uma imagem de nós muito mais para agradar ao outro, e nessa de querer agradar ao outro, aceitamos o que o outro faz para nos agradar, mesmo que realmente não nos  agrade.     Entenderam?        Passamos todo o tempo fazendo concessões   e  acabamos nos tornando  uma excelente companhia,  nada mais do que isso.   Quando na verdade já não sabemos  quem somos e o que queremos. Quando se está sozinha, avança-se em direção á própria verdade e por mais que isso possa parecer aterrorizante, não  mata.  Encarar  essa nova fase da  vida com otimismo e bom humor, permanente ou não,  te fará melhor,  trará aprendizado. Aprender a dizer não. Não, ao que a chateia. . Não, ao que você não  está    a   fim, portanto não vai fazer.   Viver sozinha é ter acesso a   um   egoísmo   soberano.
Agora,   se você  é uma daquelas que adquiriu o  " pacote   felicidade"    com  que toda adolescente (mesmo a mais moderninha ) sonha: casa, marido e filhos, sinto dizer que todo o resto é possível mudar, a casa, o marido, mas os filhos, estes, jamais te deixarão sentir a sensação de estar só, para o bem e para o mal, eles  estarão sempre por perto, gritando: Mãeeeeeeeeee. E não adianta sonhar com o dia em que eles estarão crescidos, empregados e morando sozinhos, assim mesmo,   estarão ali e agradeça  á Deus por isso. Duvida? Pergunte a sua mãe. Afinal, pra quem você  liga quando está sozinha (Alô mamãe.....).

7 comentários:

  1. O livroooo parece ser ótimooo, mesmo sendo antigo tem coisinhas do cotidianoo, vou procurá-lo por auqi , quem sabe não chamos; hahaha
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi linda!!!


    Esse livro parece ser realmente mto bom. Particularmente, eu adoro a vida de solteira. Embora, tb adore estar apaixonada e sentir as borboletas voando no estômago. Mas que é um saco viver debaixo do mesmo teto com o passar do tempo, isso é! Enfim, acho que nas duas situações existem os dois lados. Nós é que temos que ter jogo de cintura e aproveitar a melhor parte da melhor forma. =D


    Bjooookas e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Querida,
    Estou aqui para agradecer a visita, o comentário lá no blog, muito obrigada mesmo.
    Estou te sewguindo tbm.
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  4. ACHO o maximo quem é feliz sozinha.
    Mas tem seus pros e contras
    MAS SOU TOTALMENTE A FAVOR DO ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADA.
    Eu como sou mae, jamais serei sozinha, mas nunca em hipotese alguma ficaria com um homem simplesmente pra nao ficar sozinha, JAMAIS.
    amo ler tb

    ResponderExcluir
  5. hahaaaha verdade mesmo:)

    Vem conhecer o meu blog tb! Sou consultora de imagem e dou várias dicas! Vou adorar sua visita;)

    http://luxodepink.blogspot.com/

    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  6. Oi minha linda , tem desafio pra vc , lá no blog passe por lá bjuxxx e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  7. olá querida..obrigado por me seguir, estou tbém te seguindo e agora neste momento espionando seu blog..e achei aqui está matéria e tal do seu livro. Menina fica tranquila que o livro nao é meu..opaaa perai..eu tenho um tbém...hehehe. POis é..vc me deu´´agua na boca para lê-lo, acredita que eu já o tenho há uns 11 anos e ainda nao parei pra ler..pois hje eu começo.hehehe..bjim..

    ResponderExcluir