mademoiselles e messieurs

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Colhendo os frutos de um ano da minha Reeducação Finamceira!!!

Foto atualizada do apê: o primiro fruto
 Há um ano atrás, exatamente em 19 de agosto de 2010, eu começava a enfrentar a mais séria e profunda crise existencial, emocional e financeira. Imaginem um lugar pior que o fundo do poço, imaginaram? Pois é, foi neste lugar que eu fui parar, lascadinha da Silva e Silva, f#did% e mal paga. Desistir de tudo naquele momento parecia a única solução.Covarde!!!!!!!

 Quatro meses depois destes problemas, criei coragem, deixei o pudor na "casa do Carvalho" e comecei a escrever o Sim, mademoiselle,este bloguinho humilde, este espaço modesto e que acabou sendo uma válvula de escape, minha tábua de salvação, entretanto, até chegar aqui o caminho foi árduo e tortuoso.

Quando uma pessoa passa por uma crise seja de que nível for,normalmente, ela encontra compensaçao num outro setor da vida. Assim, se sua vida amorosa vai mal,a financeira está que é uma beleza e o contrário vale também, dificilmente, tudo fica ruim ao mesmo tempo, penso ou pensava eu. Mas no meu caso isto não ocorreu, quando as coisas começaram a desmoronar foram todas juntas e misturadas:: vida amorosa, familiar e financeira O que fazer, meu pai?.

Como disse, no início eu queria desistir, entregar os pontos, não pensava em morrer mas se isto ocorresse pra mim seria uma ótima saída, ou melhor, partida. Entreguei-me à tristeza, apatia, ao choro, nunca chorei tanto na vida e quando a depressão dava sinais de que estava voltando com força total, eu, simplesmente, comecei a lutar. Assim, do nada?

Na verdade, eu não sei dizer em que momento eu sai daquela situação de desespero, de derrotismo,de sentir pena de mim,. eu sei o que me levou a querer me reerguer e foi algo que sempre fez parte da minha vida , mesmo eu sendo na maioria das vezes uma pessoa destrambelhada, impulsiva, imatura, perdulária, eu sempre fui uma criatura de muita Fé e Determinação. Eu nunca deixei de crer, numa hora ou outra, por pior que fossem os meus problemas, eu sempre acreditei  que poderia dar a volta por cima. Sou uma pessoa que tem muita em Deus, minha gente, e ela permaneceu intacta, foi o que me salvou. E vamos combinar com um aliado deste naipe, quais as chances de algo na minha, na sua, nas nossas vidas dar errado, heim?.ZERO CHANCE.

Partindo daí ,o resto só dependia de mim, porque você pode pedir a ajuda de Deus, pedir pra que ele te dê forças, te dê sabedoria, ilumine as tuas decisões mas o fazer acontecer é com você. Não dá pra esperar que as coisas se ajeitem por conta própria, você precisa AGIR, precisa fazer algo e isto começa com uma reflexão madura e realista de consciência, das consequências dos seus atos e das providências a serem tomadas, não é?

Reflexão feita, agora era partir para a solução e eu sabia que nao poderia resolver todas as crises ao mesmo tempo, até porque a crise familiar e os problemas emocionais para serem solucionados nãodependiam  apenas da minha vontade, envolviam outras pessoas.

Então, decidi que começaria a resolver os problemas que eram exclusivamente da minha responsabilidade: EXCESSO DE PESO E DE DÍVIDAS. Como não?. A realidade era esta, estava gorda e falida e foi assim que inicei a minha Reeducação Alimentar (RA) e a minha ReeducaçãoFinanceira (RF). Não vou mentir dizendo que foi algo fácil, que o caminho foi tranquilo, pelo contrário, foi muito difícil, doloroso demais, muitas vezes sentia vontade de jogar tudo para o alto e voltar a comer feito uma porca e a gastar feito uma louca..

A Reeducação Financeira foi e é pauleira, ela é muito pior do que a alimentar, ficar sem comer era relax, afinal, eu tinha pressa de emagrecer, de voltar a me sentir bem, queria minha auto estima de volta, me sentir bonita de novo. Desesperador era ficar sem comprar, ter cartoes de crédito e nao poder usar. Percebi de cara que sem ajuda eu não ia conseguir.Descobri então,que quem compra demais, impulsiva e compulsivamente. não é só consumista, ou,perdulário, é doente mesmo e que precisa fazer tratamento psicológico, tomar remedinhos pra controlar a compulsão e a ansiedade.

Neste período de um ano, fiz terapia, tive crises de abstinência, de ansiedade,tomei os remédios,quebrei todos os cartôes de crédito e sofri muito......O lado bom disso tudo? Sim, sempre há. um lado positivo, até mesmo no sofrimento, na desgraceira total. Hoje, a minha conta bancária não está mais no vermelho, estou terminando de pagar as dívidas, não uso mais o limite do cheque especial, meu salário sobra no final do mês, tenho uma poupança, comprei um apartamento que vou receber no final do ano, comprei duas salas comerciais com a minha irmã e que serão entregues provavelmente no fim de 2012.

Tudo isto é maravilhoso não é mesmo?. Pagar as dívidas, ter poupança, comprar a casa própria, adquirir coisas que agregam valor, ter um patrimônio sólido, ao invés, de me endividar comprando jóias, roupas e sapatos de grife, que no fundo só serviam para que eu me exibisse, para me auto afirmar, pra mostrar para as pessoas que eu era bem sucedida, que podia comprar as tranqueiras que eu desejasse, tudo pra mascarar problemas mais graves, suprir vazios deixados por pessoas, tudo besteira, artificial e doentio, no fim das contas acabei pagando uma conta muito alta por agir assim..

Mas o bom mesmo, meu povo e isto  nao tem dinheiro, nem mastercard, nem visa, que pague, banque, ou, parcele, pois, não tem preço, é a sensação de deitar a cabeça no travesseiro e dormir pesadamente, tranquilamente, sem acordar sobressaltada, noiada, porque só pagou o mínimo da fatura do cartão, ou, nao saber como irá cobrir o cheque pré-datado dado na joalheria fina.

Definitivamente, nunca mais quero isto pra minha vida, nao há jóia da Coroa que me faça perder o sono, que me leve ao endividamento de novo. Estou curada?. Nao, estou em tratamento, vigilante sempre e como qualquer pessoa que tem um vício, eu vivo um dia de cada vez, driblando as tentações, trabalhando as emoções, domando a ansiedade e vencendo a compulsão. Todo dia é assim, um novo dia, uma nova batalha, quem sabe um dia eu nao venço esta guerra?. Mas por hora, quero apenas festejar estes meus 365 dias no controle da minha vida financeira. Já tá bom demais assim, minha gente. PARABÉNS PRA MIM!!!!

Pra quem já passou por isto tenho certeza que deu pra entender o meu longo desabafo e a minha comemoração por está limpa há um ano.. Já pra quem está passando pelo mesmo problema, o que posso dizer é que existe solução, há uma saída sim, mas é preciso coragem, determinação,é preciso querer sair deste círculo vicioso e compulsivo, de compras, cartões de crédito =endividamento.  FAÇA ALGUMA COISA JÁ.


Beijos no coraçâo de vocês e um ótimo final de semana.

4 comentários:

  1. Realmente isso tudo é motivo de comemorar e vibrar!PARABÉNS!!! Continua assim, Ótimo!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida!
    Meus parabéns de coração! E que linda história de superação, determinação e fé!
    Tenho certeza de que muitas vitórias te aguardam, principalmente na casa nova!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Lendo sua história de superação, primeiramente permita-me os Parabéns, e depois uma citação que tem tudo a ver com essa nova fase da sua vida:" A grandeza vem não quando as coisas sempre vão bem para você, mas a grandeza vem quando você é realmente testado, quando você sofre alguns golpes, algumas decepções, quando a tristeza chega. Porque apenas se você esteve nos mais profundos vales você poderá um dia saber o quão magnífico é se estar no topo da mais alta montanha." (Richard Milhous Nixon)

    Gostei do seu blog, vou voltar!
    Leda

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo um ano "limpa" e que venha outro ano e outro e outro...
    Achei lindo o lugar do prédio!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir